Continua após a publicidade..

12 pais marcantes dos jogos para celebrar o Dia dos Pais

Agosto é o mês em que celebramos o Dia dos Pais — e nada como mergulhar em filmes, séries, animes ou jogos com papais que marcaram a cultura pop para não deixar a data passar em branco.

Mas, para não esquecer o lado gamer do dia, decidimos fazer uma pequena homenagem com alguns dos pais mais marcantes do mundo dos videogames, indo de Persona 5 a The Last of Us.

Então, tendo em mente que pai é quem cria, vamos para a lista!

12. Sojiro Sakura – Persona 5

(Imagem: Persona 5/Atlus/Divulgação)

Pode não parecer logo de cara, mas Sojiro Sakura é um dos personagens mais importantes de Persona 5. E eu posso provar.

Continua após a publicidade..

Além de ensinar o protagonista a cozinhar curry e passar café, o que rende itens que restauram SP em batalhas, ele também é o único que está presente em quase todos os dias — mesmo que apenas para dar conselhos matinais atrás do balcão do Leblanc.

Assim, Sojiro serve como uma figura paterna para Joker, sendo também pai adotivo de Futaba (integrante dos Phantom Thieves) e protagonizando um arco profundo com a garota.

  • Plataformas: PS3, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC

11. Lee Everett – The Walking Dead

(Imagem: The Walking Dead/Telltale/Divulgação)

Bastou a cena inicial de The Walking Dead, da Telltale, na qual Lee Everett não hesitou em cuidar da pequena Clementine, uma garotinha desconhecida e assustada, para nascer um dos maiores arcos de pai e filha dos videogames.

Continua após a publicidade..

A primeira temporada do jogo mostra o início de um apocalipse zumbi e aprofunda o laço entre os personagens, em que é possível ver a construção da confiança dos dois — no meio de escolhas morais e situações inusitadas.

Mesmo após o fim trágico de Lee, que é escolhido pelo próprio jogador, Clementine não esquece do pai adotivo nas temporadas seguintes, carregando uma foto dele no bolso e sempre lembrando de seus ensinamentos em qualquer situação complicada.

  • Plataformas: PS3, PS4, PS Vita, Xbox 360, Xbox One, Switch, PC, Android, iOS

10. Barret Wallace – Final Fantasy VII

(Imagem: Final Fantasy VII Remake/Square Enix/Divulgação)

Possivelmente o pai mais explosivo da lista, Barret Wallace é um dos personagens principais e jogáveis de Final Fantasy VII, tanto do remake quanto do original de 1997.

Em ambos os jogos, ele dedica a vida para derrotar a maligna organização Shinra e proteger o planeta. O motivo? Ajudar a construir um mundo melhor para sua filha, Marlene, viver em paz.

Continua após a publicidade..

Isso faz com que Barret lamente ter que ficar longe da filha em boa parte do tempo. Mas Marlene parece entender as motivações do pai, sempre o recebendo com muita alegria, entusiasmo e gentileza.

  • Plataformas: PS4, PS5, PC

9. Kratos – God of War

(Imagem: God of War/Santa Monica Studios/Divulgação)

Você já deve estar pensando em Atreus, mas a paternidade de Kratos começou bem antes, logo na trilogia da mitologia grega.

Isso porque toda a fúria característica do personagem surgiu após Ares, o Deus da Guerra, enganá-lo e forçá-lo a assassinar sua esposa e sua filha, o que deu início à matança envolvendo deuses gregos em God of War, God of War II e God of War III.

No entanto, foi em God of War, de 2018, que a franquia aprofundou o lado paizão de Kratos, com a jornada ao lado de Atreus. As cicatrizes do passado ainda são perceptíveis, mas vemos que o propósito não é mais aniquilar outros com raiva, mas sim proteger o filho.

8. Geralt de Rívia – The Witcher 3

(Imagem: The Witcher 3/CD Projekt Red/Divulgação)

Este tópico é um que se estende até os livros e a série de The Witcher, mas vamos manter o foco em The Witcher 3: The Wild Hunt, aclamado jogo da CD Projekt Red.

O pai biológico de Ciri é Emhyr, mas, se você já tocou qualquer obra da franquia, sabe que ele não é um bom modelo paterno — muito pelo contrário. Mas, felizmente, Geralt de Rívia compensa a ausência.

Geralt e Ciri estão interligados pelo destino, mas o bruxo vai além e se torna uma figura paterna para ela. Ele não apenas explora o Pomar Branco, Velen, Novigrad e Skellige inteiros à sua procura, como também deixa claro que é capaz de morrer para salvá-la no jogo.

  • Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch, PC

7. John Marston – Red Dead Redemption

(Imagem: Red Dead Redemption/Rockstar Games/Divulgação)

Red Dead Redemption 2 mostra um John Marston que tinha a vida de uma fora da lei para prover comida e conforto (na medida do possível) para sua esposa e seu filho, mas acabou perdendo tudo o que possuía graças à ambição do líder do grupo, Dutch van der Linde.

John, Abigail e Jack, então, se estabelecem em uma fazenda para viver tranquilamente e longe de mais problemas. No entanto, isso não dura muito e, em Red Dead Redemption, vemos as autoridades usando a família do protagonista para forçá-lo a ajudar na busca pelos outros membros da gangue de Dutch em troca de um acordo.

John aceita apenas para livrar a esposa e o filho dos braços da lei, mas, como era de se esperar, o acordo era uma farsa — e a história termina com um fim bastante trágico.

  • Plataformas: PS3, Xbox One

6. Ethan Mars – Heavy Rain

(Imagem: Heavy Rain/Quantic Dream/Divulgação)

Por falar em tragédia, Ethan Mars, um dos protagonistas de Heavy Rain, não poderia ficar fora da lista. Afinal, aperte X para “Jason!”.

O personagem é pai de dois meninos, e um deles morre em um acidente de carro, após Ethan o perder de vista em um shopping lotado. Consumido pela culpa, sua vida é destruída, resultando no fim do casamento e um relacionamento ruim com o outro filho, Shaun.

A situação ganha uma camada extra de complexidade quando Shaun é sequestrado por um serial killer enigmático, que força Ethan a enfrentar provações (envolvendo tortura e até assassinato) para provar que é capaz de fazer qualquer coisa para salvar o filho.

  • Plataformas: PS3, PS4, PC

5. Harry Mason – Silent Hill

(Imagem: Silent Hill/Konami/Divulgação)

A principal premissa de Silent Hill é a busca de um pai pela filha desaparecida, o que o leva a uma cidade misteriosa e cheia de neblina, segredos e monstros esquisitos.

A jornada de Harry Manson em busca de Cheryl é nebulosa (trocadilho intencional), intensa e angustiante, uma vez que brinca com os demônios internos e os sentimentos conflitantes do protagonista com seu passado.

A história do jogo ainda prova que nem todo pai precisa ser heroico ou poderoso para ter forças para salvar a própria filha.

4. Bowser – Super Mario Bros.

(Imagem: Nintendo/Divulgação)

Quem disse que vilão não tem espaço na lista? Apesar de passar boa parte do tempo tentando matar um encanador e sequestrar uma princesa, Bowser é um pai icônico do mundo dos videogames.

O Rei Koopa é pai do pequeno Bowser Jr. e, em vários jogos da franquia como Mario Party e Mario Kart, por exemplo, o jogador pode vê-los interagindo e se divertindo juntos.

Além disso, é inegável que Bowser é um pai super presente, uma vez que até ensina os passos para o filho também ser um antagonista do universo de Super Mario Bros..

3. Big Daddy – Bioshock

(Imagem: Bioshock/Irrational Games/Divulgação)

As criaturas mais tenebrosas de Bioshock são os Big Daddy que, apesar de assustadores, são a figura paterna mais forte do jogo.

Eles são seres humanos que foram geneticamente alterados em um experimento que fez sua pele e seus órgãos vitais enxertados em um imenso traje de mergulho. O objetivo inicial deles era trabalhar em construções em Rapture.

Mas, com a queda da cidade, os Big Daddy começaram a proteger as Little Sisters, garotinhas que foram manipuladas mentalmente para coletar um líquido de cadáveres (não pergunte). Assim, eles sempre estão acompanhados de uma Little Sister e atacam qualquer pessoa — incluindo o jogador — se ela se aproximar deles.

  • Plataformas: PS3, PS4, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch, PC

2. Hades – Hades

(Imagem: Hades/Supergiant Games/Divulgação)

Parece que muitos jogadores esquecem, mas a história inteira de Hades é basicamente sobre uma relação entre pai e filho, de certa maneira. E, neste caso, o pai é Hades, o deus do submundo, e Zagreus é o filho.

Zagreus está descontente com a vida que leva no inferno, graças às constantes brigas que tem com Hades. Então decide tentar escapar do lugar por conta própria — e é forçado a enfrentar hordas de inimigos e chefões, incluindo o próprio pai.

Sem pisar em spoilers, apenas fica o aviso de que o final verdadeiro oferece uma camada extra sobre a relação de pai e filho da dupla.

  • Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch, PC

1. Joel – The Last of Us

(Imagem: The Last of Us Part II/Naughty Dog/Divulgação)

A lista não poderia terminar de outra maneira. Joel Miller, protagonista de The Last of Us, é um dos pais mais conhecidos (e tristes, diga-se de passagem) do mundo dos videogames.

A jornada intensa de paternidade do personagem começa com Sarah, de quem ele é pai biológico. O início do jogo mostra a morte da garota no estopim da pandemia do fungo Cordyceps, algo que naturalmente o marca de forma profunda.

Anos depois, Joel conhece e se torna uma figura paterna para Ellie, que é imune ao fungo que destruiu o mundo. Com o apocalipse como plano de fundo, The Last of Us é inteiramente focado na construção do laço entre os dois — e é responsável por um dos desfechos mais debatidos e icônicos da indústria.

  • Plataformas: PS4, PS5, PC

Acompanhe o NerdBunker também no TwitterInstagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *