Com o retorno de franquias amadas e a chegada de remakes, indies e novas IPs aguardadas, é indiscutível que 2023 está sendo um ano excelente para quem ama videogame.

Continua após a publicidade..

A comunidade ainda foi surpreendida pela quantidade de jogos com notas altíssimas em sites que agregam as análises e as avaliações da crítica especializada e do público.

Como o ano está caminhando para a reta final e todos adoram um bom ranking, decidimos listar os 10 jogos mais bem avaliados de 2023 até agora, com base no Metacritic.

Fica apenas o aviso de que relançamentos, como a versão de PS5 e Xbox Series X|S de The Witcher 3, ficaram de fora da lista por não serem um novo game. Além disso, alguns títulos apresentam a mesma média, então utilizamos a nota da comunidade como critério de desempate.

Continua após a publicidade..

Confira logo abaixo:

1. The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

(Imagem: Zelda: Tears of the Kingdom/Nintendo/Divulgação)

A primeira colocação pode não ser uma surpresa para a maioria dos jogadores. Com uma nota tão poderosa quanto uma Master Sword, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom aparece no topo da lista com uma média de 96.

O jogo é sequência direta de Breath of the Wild e foi aclamado pela crítica por ampliar os conceitos de liberdade do antecessor, principalmente com as mecânicas de fusão de itens, armas e afins.

Continua após a publicidade..

2. Baldur’s Gate 3

(Imagem: Baldur’s Gate 3/Larian Studios/Divulgação)

Após seis anos em desenvolvimento, Baldur’s Gate 3 chegou para aquecer o coração dos amantes de RPG em 2023.

O jogo foi lançado no início de agosto e, em menos de 24 horas, alcançou 500 mil jogadores simultâneos e muitos elogios da crítica e da comunidade. Não à toa, formou uma nota alta, com média de 95, no Metacritic logo depois.

3. Metroid Prime Remastered

(Imagem: Metroid Prime Remastered/Nintendo/Divulgação)

Um dos lançamentos surpresas do ano, Metroid Prime Remastered aparece em terceiro lugar, com a média de nota de 94.

O jogo é uma remasterização para Nintendo Switch do clássico de GameCube, originalmente lançado em 2002, que apresenta melhorias principalmente visuais que deram um novo ar à primeira aventura 3D de Samus.

Continua após a publicidade..

4. Resident Evil 4

(Imagem: Resident Evil 4/Capcom/Divulgação)

O remake de Resident Evil 4 era um dos jogos mais aguardados de 2023 — e não decepcionou a crítica e os fãs, provando que a Capcom ouviu a comunidade após o tropeço com Resident Evil 3 (2020).

A nova versão foi aclamada por manter uma fidelidade alta ao original e entregar uma experiência moderna da missão de Leon Kennedy no resgate da filha do presidente, conquistando a média de 93.

5. Street Fighter 6

(Imagem: Street Fighter 6/Capcom/Divulgação)

Dobradinha de Capcom na lista, Street Fighter 6 defende a quinta colocação com socos e chutes afiados, além de uma média de 92.

O jogo foi aclamado por apresentar um conteúdo parrudo, opções de acessibilidade e elenco de peso de lutadores, que elevam tudo o que a franquia construiu até hoje.

6. Xenoblade Chronicles 3 – DLC Future Redeemed

(Imagem: Xenoblade Chronicles 3/Nintendo/Divulgação)

Apesar de ser uma expansão, Future Redeemed é considerado por muitos fãs como um jogo praticamente novo, uma vez que adiciona cerca de 25 e 35 horas de conteúdo, mudanças significativas no gameplay e uma narrativa inédita em Xenoblade Chronicles 3.

O DLC não poderia ficar de fora da lista por ter marcado 2023, conquistando o sexto lugar com a média de 92.

7. Diablo IV

(Imagem: Diablo IV/Blizzard/Divulgação)

Após 11 anos, a franquia demoníaca da Blizzard retornou com Diablo IV para reservar o sétimo lugar da lista, com a média de 91.

Apesar de alguns tropeços com atualizações e ajustes no pós-lançamento, o jogo recebeu elogios da crítica especializada e da comunidade pelo mundo gigantesco e repleto de histórias sombrias e cativantes, além de um árvore de habilidades robusta e bastante conteúdo endgame.

8. Ghost Trick: Phantom Detective

(Imagem: Ghost Trick: Phantom Detective/Capcom/Divulgação)

Alegrando mais uma vez os jogadores nostálgicos, a Capcom reviveu um clássico de Nintendo DS com a remasterização de Ghost Trick: Phantom Detective.

A nova versão preserva ao máximo o conteúdo do original e dá um tapa de leve no visual, sendo aclamado por tornar o jogo de mistério acessível e servir como a porta de entrada perfeita — garantindo o oitavo lugar, com uma média de 90.

9. Dead Space

(Imagem: Dead Space/Electronic Arts/Divulgação)

Desenvolvido pelo Motive Studio, da Electronic Arts, o remake de Dead Space aparece em nono, com a média 89.

O jogo é uma versão expandida do clássico de 2008, com jogabilidade repaginada, gráficos modernizados e áudio atualizado. Segundo a crítica e os fãs, o projeto acertou em cheio ao preservar a experiência original e expandir suas qualidades ao mesmo tempo.

10. Hi-Fi Rush

(Imagem: Hi-Fi Rush/Tango Gameworks/Divulgação)

Outro lançamento surpresa do ano foi Hi-Fi Rush, jogo que mistura ação e ritmo da Tango Gameworks, e arrancou elogios da crítica e da comunidade.

Com uma média de 89, o game encantou muitos jogadores com gameplay frenético, visual colorido, personagens memoráveis e humor bem equilibrado entre o pastelão e o culto.

Acompanhe o NerdBunker também no TwitterInstagram e TikTok.

Fonte: Metacritic