O bolso do gamer já sofre em antecipação pelo segundo semestre de 2023, que será marcado por uma avalanche de lançamentos de peso. Para quem busca uma experiência que rode lisa na carteira, os jogos free-to-play são uma boa alternativa, e SYNCED parece uma promissora adição ao segmento.
O shooter da desenvolvedora chinesa NExT Studios, publicado pela Level Infinite, está previsto para chegar ainda nos próximos meses. O NerdBunker passou algumas horinhas com o jogo, em evento fechado para jornalistas no escritório da NVIDIA, e as primeiras impressões foram positivamente surpreendentes.
Aventureiros da Zona de Exclusão
Podendo ser jogado solo ou em até três jogadores, SYNCED se passa em um futuro próximo em que uma enorme corporação acidentalmente causa o colapso da sociedade pelas mãos de nanorobôs sentientes e violentos. O evento toma conta de todo o noroeste dos Estados Unidos, transformando as florestas e montanhas de Washington em áreas de risco, repletas de monstros robóticos.
Com a civilização nas últimas, surgem os Velocistas, que se infiltram nas zonas de risco para extrair recursos perigosos, enriquecer com a venda e ajudar comunidades de sobreviventes. Tudo lembra muito Destiny no conceito de um colapso tecnológico, nas mecânicas de looter shooter, e na estética contrastante entre natureza e máquina.
Não costuma ser um bom sinal quando um jogo free-to-play traz à mente outra obra renomada em vez de estabelecer sua própria identidade. De primeira, SYNCED soa genérico em seu visual e premissa, ainda que os desenvolvedores garantam que a trama é um dos pontos fortes. Após jogar, podemos atestar que o título merece uma segunda chance, pois há muitas qualidades para quem decide se aventurar por esse mundo quebrado.
Nossos testes consistiram em jogar uma missão solo, e depois se unir com dois outros jornalistas para partir em um Incursões (ou Raids). E aqui fica evidente a maior qualidade do game: a jogabilidade satisfatória. Atirar em hordas de monstros robóticos com pistolas, rifles e escopetas é uma delícia, com controles intuitivos e responsivos. Somando isso ao sistema de loot e uma extensa customização, é fácil se ver perdendo horas de vida em missões diferentes.
O jogador pode escolher um entre várias opções de Velocistas, cada um com habilidades únicas. A customização parece assustadora de início, mas tudo é simples e eficiente, com opções e poderes que se alinham com diversos estilos de jogo, seja mais ofensivo, defensivo ou prestativo para sua equipe.
Os papéis, porém, não são fixos. É possível trocar de personagem ou equipamento entre missões sem maiores dores de cabeça, e o jogo ainda te permite criar builds separadas para enfrentar a inteligência artificial ou outros jogadores, de forma que o balanceamento é muito diferente entre os modos. Isso traz certa leveza para testar o que mais combina com você, sem medo de se prender em um personagem ou build só.
Outro destaque de SYNCED é a capacidade de controlar alguns inimigos, chamados de Nanos. Esses robôs devem ser derrotados em batalha e sincronizados com o Velocista, liberando a opção de chamá-los para ajudar na porradaria. Com classes diferentes de Nanos para controlar, tal opção é um complemento aos poderes do jogador, dando um respiro necessário em batalhas mais intensas. Cercado por uma avalanche de robôs violentos, foi bom chamar um brutamontes para auxiliar a limpar os arredores, descendo socos para todos os lados.
Igual aos gigantes
Além de mecanicamente satisfatório, SYNCED também impressiona nos visuais. A direção de arte pode não ter nada muito especial, com tudo que você espera de cenários de ficção científica ou pós-apocalípticos, mas o visual é robusto o bastante para não dever em nada aos jogos premium.
Claro, o PC em que testamos não era nada modesto. Curtimos em um notebook Alienware, equipado com uma robusta placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 4070 Ti. Com configurações do tipo, o game conseguiu entregar todo tipo de efeito de alto nível, como sombras e reflexos em ray tracing, e taxa de quadros na casa de 120fps.
A qualidade gráfica é digna de um grande lançamento, mas os desenvolvedores garantem que haverá opções para máquinas mais simples. Afinal, um jogo free-to-play vive a partir de uma grande base de jogadores com as mais variadas configurações.
Tanto pela tecnologia quanto pelas mecânicas, SYNCED deixou uma boa primeira impressão. Ainda é preciso mergulhar de cabeça na história que, assim como a direção de arte, não convenceu em primeiro momento. De qualquer forma, é bom saber que há uma promissora boa opção para curtir em 2023 sem precisar botar a mão no bolso.
SYNCED será lançado para Xbox Series X | S, PlayStation 5 e PC, sem data definida até o momento. O game será gratuito, com itens por microtransação e Passe de Batalha.