A Bandai Namco disponibilizou a segunda onda de testes fechados para o modo online de Tekken 8, game ainda sem data de lançamento, mas que promete a sua própria revolução dentro da franquia.
Os testes fechados do online de Tekken 8 incluíram o modo de treinamento, lista de golpes, desafios de combos e, claro, partidas ranqueadas sem limites entre todos os consoles disponíveis (PS5, Xbox Series e PC).
Estilos de luta e problemas em partidas
Os testes contaram com os 16 bonecos da franquia já apresentados em trailers anteriormente. E é incrível como a série Tekken continua sendo a que melhor representa os diversos estilos marciais que existem pelo mundo. Mesmo com exageros (muito bem-vindos), as animações utilizadas em cada um dos personagens referenciam perfeitamente estilos como os diversos estilos de karatê, boxe, taekwondo, kung-fu, entre outros.
É preciso dizer que as partidas online do teste de Tekken 8 não fluíram tão bem para os brasileiros. Do que eu pude experimentar, foi muito difícil encontrar partidas online por aqui (SP) e, quando encontrava, era única e exclusivamente porque eu desligava todos os filtros de qualidade de conexão e nível de jogador no pareamento. Aí o jogo me conectava com alguém do Japão, com apenas uma barra de qualidade e numa conexão wireless. Uma experiência que em nada se parecia com os jogadores dos Estados Unidos, por exemplo, que encontravam muitas partidas com boas conexões.
No entanto, os comentários no geral foram bastante positivos. O ambiente online de Tekken 8 explora à sua maneira as vantagens de uma conexão baseada no rollback netcode, que é bastante utilizado em jogos 2D. A grande diferença aqui é a quantidade extra de cálculos que a plataforma precisa executar, já que Tekken funciona em um ambiente 3D com uma variedade muito maior de possibilidades para os ataques de cada jogador.
Aos que desconhecem a tecnologia, o rollback tenta adivinhar o próximo movimento de cada jogador para diminuir o tempo na troca de dados que acontece durante as partidas, diminuindo a latência da conexão entre eles (a distância entre as residências e o tempo de reação praticamente instantâneo são as maiores barreiras para uma experiência mais próxima das partidas offline).
Beta que não é um beta?
Visualmente, Tekken 8 agora utiliza o motor gráfico Unreal 5, deixando-o mais bonito do que nunca. É o primeiro jogo de luta a se beneficiar do novo motor gráfico criado pela Epic e o faz com maestria – mesmo numa fase de testes inicial. Os trailers apresentados até então demonstram um belo trabalho de iluminação e captura de movimentos, sempre com golpes fortes e efeitos de partículas impressionantes.
Katsuhiro Harada, diretor e produtor do game, trabalha com a franquia desde o primeiro jogo da série (começou como dublador, mas assumiu o posto de direção a partir do terceiro game), já declarou em suas redes sociais que Tekken 8 está longe de revelar a sua verdadeira forma.
“Este foi apenas um teste de conexão (não um Beta). Os dados coletados automaticamente serão utilizados como dados de estatística. Já que este foi um teste da parte de estrutura do modo online, o jogo em si foi apresentado em um formato bastante inicial de produção. O game ainda vai mudar bastante, por isso não precisamos de muitos detalhes na parte de jogabilidade por enquanto”, explicou em seu tweet (ou xeet?).
Infelizmente essa declaração vai de encontro com o propósito da própria prévia que você está lendo agora. Mesmo assim, ainda acho que vale a pena darmos uma passada no gameplay geral do game, já que foi possível experimentar uma das principais mudanças do sistema de jogo, o Heat System.
Mudanças no ritmo de Tekken 8
À princípio, as mudanças no gameplay podem parecer mínimas aos que não estão muito acostumados com o game, mas deu para sentir uma mudança geral no ritmo das (poucas) partidas que conseguimos jogar principalmente por conta do Heat System.
De uma forma bastante simples, o Heat System lembra muito o estourar de uma barra (quando falamos de um The King of Fighters, por exemplo). A barra logo embaixo da vida do jogador indica a quantidade de Heat acumulada para que, assim que ela estiver cheia, o jogador utilize um comando especial para ativá-la. Com isso, o jogador ganha algumas vantagens em termos de força para iniciar uma ofensiva mais eficiente por 10 segundos.
A barra de Heat, além de proporcionar uma ofensiva duradoura de golpes normais, também possui um ataque especial próprio, garantindo uma quantidade “X” de dano, ao passo que uma ofensiva mais livre (por parte da criatividade do jogador em criar combos) nem sempre garante o mesmo resultado. Vai da habilidade de cada um, favorecendo tanto os veteranos quanto os novatos no game.
A referência a The King of Fighters não é por acaso, já que o novo sistema de jogo traz similaridades com o gameplay de Geese Howard, em sua versão DLC de Tekken 7. Uma das particularidades mais interessantes de Tekken 7 é que seus personagens convidados mantinham o gameplay dos seus jogos de origem. Isso valeu para Akuma e também para o DLC convidado Geese Howard.
Geese vinha com o estilo agressivo de The King of Fighters XIV, estourando barras no meio do combo, ganhando um avanço rápido durante o movimento e prolongando seus ataques por mais tempo. Em muitos aspectos, o Heat System lembra muito a forma de jogar de Geese, mas agora ampliada a todo o elenco do jogo, gerando novas possibilidades de combos.
O que achamos do teste?
Por enquanto, Tekken 8 carrega muito dos seus jogos anteriores, favorecendo bastante os veteranos da franquia. É o que chamamos de “skill legacy”, ou “legado de habilidade”, aquela experiência carregada pelo jogador de jogo a jogo durante as iterações do game. Quanto mais antigo o jogador, mais rápido ele se adapta ao game novo.
Tekken 8 está diferente, mas por enquanto não tanto a ponto de proporcionar uma experiência 100% inédita a todos os jogadores. Claro que isso nunca foi a intenção da direção do game, nunca é. É provável que o game ainda mude bastante até o seu lançamento – vale a pena lembrar a todos que Tekken 8 ainda não possui uma data de lançamento definida. Mas a primeira experiência foi incrível e vamos torcer para que melhore muito ainda.
O game será lançado para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, com crossplay entre as plataformas.
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