Seguindo a tendência de conversas e pesquisas com inteligências artificiais (IAs), a Microsoft não ficou para trás e lançou a sua versão: o Bing Chat. A AI funciona de maneira similar ao ChatGPT, mas oferece algumas ferramentas extras.
Pensando nisso, reunimos abaixo como funciona a inteligência artificial do Bing e o que é possível fazer e como usar o chatbot da Microsoft para pesquisas, conversas e inspirações.
Como funciona o Bing Chat
O Bing Chat utiliza o GPT-4, modelo largo de linguagem (MLL), desenvolvido pela OpenAI. Logo, o chatbot utiliza a mesma tecnologia que o ChatGPT para gerar resultados de pesquisa rapidamente.
Essa pesquisa é apresentada como conversa e você pode escolher um entre três estilos, que são:
- Criativo: a versão original do chatbot, normalmente com resposta maior do que as demais;
- Balanceado: uma conversa informativa que mistura texto e imagens para ilustrar determinado assunto;
- Conciso: perfeito para quem busca resumos, este modo de conversa apresenta temas de forma enxuta e apresenta os principais tópicos do tema.
Mas não só de conversas vive o Bing Chat. O sistema é conectado ao Criador de Imagens do Bing, que utiliza a tecnologia DALL-E 2 da OpenAI, e facilita a geração de imagens ao inserir alguns prompts de comando.
Como acessar o Bing Chat
O Bing Chat só está disponível para Microsoft Edge, navegador pré-instalado em computadores com o sistema operacional Windows. Não é necessário estar conectado com a sua conta Microsoft para utilizá-lo, entretanto, você perde o histórico de conversas e não pode organizá-las em temas.
Além disso, você não pode realizar tantas perguntas e as conversas com a IA tendem a ser mais curtas. Portanto, é recomendado acessar ou criar a sua conta Microsoft antes de usar.
Basta acessar o site oficial do Bing e clicar em “Bate-papo” no menu superior. Isso levará você à uma nova janela em que as funcionalidades do bot são apresentadas. Falando em funcionalidades, abaixo você descobre o que a AI oferece.
Principais funcionalidades
O primeiro contato que o usuário tem com o sistema é através do chat, ele serve como ferramenta de pesquisa, de forma humanizada, e possui um banco de dados robusto para entregar os resultados desejados.
Também é possível inserir imagens do seu computador ou da internet e, através de prompts de comando, gerar uma descrição dela, descobrir quem é o artista ou ver outras imagens parecidas com o mesmo tema.
Conversa e pesquisa
O Bing Chat é capaz de conversar de forma humanizada com o usuário sobre determinado assunto. Isso torna a pesquisa na internet em algo mais divertido e caloroso e as três formas de conversa que a plataforma disponibiliza servem como filtro para diferentes usos.
Um ponto de destaque é que o Bing Chat sempre apresenta de onde a informação foi retirada. O link aparece na parte inferior da mensagem e o usuário pode ser redirecionado para checar a veracidade da informação por conta própria.
Por outro lado, existe uma demora um pouco maior para a geração de respostas do Bing Chat comparado ao ChatGPT. Não é algo que estrague a experiência, mas a plataforma precisa de alguns segundos a mais para apresentar o que o usuário deseja.
Entretanto, é importante um ponto de atenção: durante os testes realizados na plataforma, foi possível constatar erros e informações desatualizadas. A imagem acima, por exemplo, aponta que o último podcast do NerdCast foi Ghanor 5 – O Tripa de Pedra, a Cuíca e o Pata Rachada. Entretanto, outro episódio foi lançado posteriormente – O Caneca de Mamicas 117 – Despertar das Barbies -, e demonstra um pequeno atraso na atualização de informações específicas e contínuas.
Ainda que o programa com o nome “NerdCast” mais recente seja realmente o de Ghanor 5, a IA não explicou se fez uma distinção por conta disso, nem citou a existência do Caneca de Mamicas no mesmo feed com um episódio mais recente.
Existe uma sessão de comentários onde você pode apontar os possíveis erros que encontrar e enviar captura de tela para ajudar o sistema a melhorar e entregar os melhores resultados.
Speech to text
Visando aumentar a acessibilidade no meio digital, os usuários podem usar a voz para inserir comandos que o Bing Chat transforma em texto e pesquisa automaticamente. Essa função também é útil para acelerar processos, como transcrever o que você fala em texto.
Como é uma ferramenta em processo de aperfeiçoamento, erros podem acontecer, portanto é importante checar o resultado antes de utilizá-lo.
Uso de imagens
O uso de imagens no chatbot divide-se em duas partes: a pesquisa por imagens e a geração de imagens através do Criador de Imagens do Bing vinculado à inteligência artificial.
Você pode inserir imagens do seu computador ou inserir links de imagens da internet e pedir uma descrição, informações sobre o estilo artístico dos traços, pesquisar o artista e buscar outras imagens com estilo parecido.
Com o criador de imagens, você pode inserir prompts de comando, como “gere imagens de um gato branco em aquarela” e o DALL-E 2 gera algumas versões do que você precisa.
Caso o acesso a câmera do computador seja concedido, o sistema pode tirar fotos em tempo real e você pode utilizá-la para gerar versões com diferentes estilos através do DALL-E 2.
Se você está familiarizado com o ChatGPT, não encontrará dificuldades em utilizar o Bing Chat. Ambos os sistemas utilizam a mesma tecnologia, entretanto o chatbot da Microsoft se mostra mais “user friendly” e conta com maior número de ferramentas em sua versão padrão.
Fique ligado no NerdBunker para saber mais sobre inteligência artificial e ferramentas que a utilizem para fazer da tecnologia seu aliado no dia a dia. Aproveite para seguir nossos perfis nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok.