Quem vai ao cinema com frequência, principalmente em cidades metropolitanas, já deve ter se deparado com as salas IMAX. Assistir a algum filme no formato é geralmente mais custoso, mas oferece uma maior qualidade ao espectador.
Não à toa, a tecnologia tem sido defendida por nomes de prestígio na indústria cinematográfica, como Christopher Nolan, que a utiliza desde Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008). Mas, afinal, o que é IMAX, quem inventou a tecnologia e quais são os benefícios de assistir a um filme em uma sala de cinema no formato? Entenda!
O que é IMAX e quem inventou?
Originalmente, o IMAX nasceu em 1970, criado pela empresa canadense IMAX Corporation. A primeira projeção de um filme em IMAX ocorreu na Expo ’70, no Japão, já a primeira sala dedicada ao formato foi inaugurada em 1971, no Cinesphere, em Toronto, exibindo o filme North of Superior.
No Brasil, a primeira projeção IMAX foi em 1997 e a primeira sala chegou em 2009, na cidade de São Paulo. Atualmente, o país tem salas espalhadas por diversas metrópoles, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, entre outras.
Em resumo, o IMAX é um formato de exibição de filmes que oferece uma experiência mais imersiva e de maior qualidade. Para isso, as salas de exibição possuem um design diferente das salas convencionais e um tamanho padrão de 16,1 metros de altura por 22 metros de largura — em uma área total de quase 355 metros², contra 80 metros² em salas comuns.
Além disso, os longas-metragens produzidos para serem exibidos nas salas utilizam câmeras mais robustas, com filmes de 70mm, geralmente (para comparar, os filmes de 35mm são o padrão da indústria).
Prós e contras do formato
Ao imaginar uma sala de cinema, é comum pensar na disposição de salas convencionais. Uma grande tela reta ao fundo e diversas fileiras de cadeiras dispostas em ângulos retos sob um piso inclinado. As salas de cinemas IMAX, porém, possuem diferentes especificações, com alguns prós e contras. Confira abaixo:
- As produções IMAX utilizam filmes de 70mm de espessura (Em exibições convencionais, os filmes são de 35mm), proporcionando um maior nível de detalhes visuais às produções;
- As salas no formato tem uma tela grande e arredondada, de 16,1 metros de altura por 22 metros de largura, em uma área total de quase 355 metros² (contra 80 metros² em salas comuns).
- A resolução de telas IMAX é de 10.000 por 7.000 pixels (em exibições convencionais, a resolução é de 2.048 por 1.080 pixels);
- As salas de cinema do formato têm assentos distribuídos em formato angular, com as paredes inclinadas, para os espectadores enxergarem a projeção de todos os cantos (diferente de salas convencionais, com as cadeiras em fileiras retas);
- O som de exibições IMAX tem 15.000 watts de potência, com 12.1 canais distribuídos pela sala, sendo sete canais surround tradicionais, um canal subwoofer e cinco canais no teto;
- A projeção em salas do formato é feita com um sistema de luz a laser, com 2 potentes projetores (Salas convencionais utilizam lâmpadas xenom tradicionais);
- A produção de filmes no formato IMAX é mais cara por conta das câmeras pesadas e específicas (As produções comuns utilizam câmeras tradicionais e mais baratas);
- Os ingressos para as salas IMAX são mais caros do que em sessões convencionais.
Concorrentes do IMAX
Além do IMAX, quem busca uma melhor qualidade no cinema pode optar por outros formatos de sala. A rede Cinemark tem as salas XD, que utilizam a tecnologia que dá nome a elas. O sistema de som tem 12 mil watts de potência e a tela é 70% maior que em uma sala comum.
A rede Cinépolis, por sua vez, tem as salas 4DX e Macro XE. O primeiro formato diz respeito às exibições que tem cadeiras que interagem com as cenas dos filmes. Já o segundo é considerado uma espécie de resposta da empresa ao IMAX, com dois projetores 4K e som com 13 mil watts de potência.
O que é o IMAX Enchanced?
Presente em streaming como o Disney+, o IMAX Enchanced é um selo de aprovação para TVs e soundbars, que surgiu de uma parceria entre as empresas IMAX e DTS, em 2018. O objetivo é levar a qualidade das sessões de cinema para os aparelhos domésticos.
Assim, ao comprar um eletrônico com o certificado, o usuário garante que o aparelho é capaz de reproduzir filmes com qualidade próxima à de um cinema IMAX. Em TVs com o certificado, o IMAX Mode está disponível e, em aparelhos sonoros, a tecnologia IMAX Signature Sound se faz presente.
Atualmente, o recurso também aparece no Disney+. Ao ativar o IMAX Enchanced no streaming em TVs sem o IMAX Mode ou em soundbars sem o IMAX Signature Sound, o usuário apenas verá algumas cenas no aspecto 1:9:1 usado nas filmagens e exibida nos cinemas IMAX.
Contudo, caso o espectador tenha os aparelhos de imagem e som adequados, o recurso, disponível no streaming, exibirá um conteúdo similar àquele presente em sessões IMAX de cinema.
Siga de olho no NerdBunker para mais conteúdos informativos. Aproveite e siga as nossas redes sociais no Twitter, Instagram e TikTok.