Invasão Secreta, nova série da Marvel no Disney+, teve seu último episódio lançado nesta quarta-feira (26), com diversos ganchos para o futuro.
A produção conclui a história de alguns personagens, ao mesmo tempo em que abre possibilidades narrativas que ainda serão exploradas. Abaixo, explicamos o que aconteceu no final do capítulo “Lar”.
[Cuidado com spoilers de Invasão Secreta a partir daqui]
O que acontece aos Skrulls no final de Invasão Secreta?
Como já era de se esperar, Nick Fury (Samuel L. Jackson) consegue “salvar o dia” no final de Invasão Secreta, e impede que os Estados Unidos entrem em guerra com a Rússia, após eventos manipulados pelos Skrulls.
No entanto, ao perceber que estava sendo enganado, Ritson (Dermot Mulroney), presidente dos Estados Unidos, declara uma lei que torna todas as espécies nascidas em outro planeta como inimigas. Ele também promete caçar e matar todos os Skrulls.
Tal declaração em rede nacional para os Estados Unidos gera uma certa histeria mundial, com pessoas matando Skrulls, inclusive aqueles que não fizeram parte das manipulações, e humanos, sob a desconfiança de que eram alienígenas disfarçados.
A série termina com os Skrulls espalhados pelo mundo e às portas de uma guerra contra os humanos, ao mesmo tempo em que Fury tenta mediar a paz entre eles e os Krees.
Qual é o destino de G’iah em Invasão Secreta?
Personagem de Emilia Clarke (Game of Thrones), G’iah termina Invasão Secreta com um papel importante dentro da Marvel. Ao confrontar (e matar) Gravik (Kingsley Ben-Adir), a personagem tem contato com a “Colheita”, uma união da amostra do DNA de diversos Vingadores.
Com isso, ela consegue replicar o poder de nomes como Mantis, Drax, Hulk, Groot e até da Capitã Marvel. Tais habilidades são mostradas na luta contra Gravik, mas é possível que a personagem tenha ainda mais poderes que não foram revelados na prática.
Em uma das últimas cenas da série, G’iah é recrutada por Sonya Falsworth (Olivia Colman) que oferece um acordo: G’iah se torna a nova líder dos Skrulls e as duas se ajudam mutuamente para que seus respectivos povos sobrevivam à guerra oficializada pelos EUA.
Quem morre em Invasão Secreta?
Invasão Secreta teve a despedida de alguns nomes importantes da Marvel ao longo de seus seis episódios. Entre as mortes confirmadas estão:
- Maria Hill
- Talos
- Gravik
- Raava
- Primeiro Ministro do Reino Unido
Quem era Skrull em Invasão Secreta?
Essa é uma das maiores dúvidas entre os fãs, afinal, qualquer um poderia ser um Skrull ou um humano na série. Confira abaixo o status de cada um:
- Nick Fury: humano
- Maria Hill: humana
- Everett Ross: Skrull (versão humana encontrada no final da série)
- James “Rhodey” Rhodes: Skrull (versão humana encontrada no final da série)
- Presidente Ritson: humano
- Priscilla: Skrull
- Talos: Skrull
- Gravik: Skrull
- G’iah: Skrull
Desde quando Rhodey era um Skrull na Marvel?
A partir do momento em que Rhodey foi confirmado como um Skrull, surgiram dúvidas sobre desde quando o personagem estava dessa forma no MCU.
O último episódio de Invasão Secreta não dá uma resposta exata, mas há algumas pistas. Ao final do capítulo “Lar”, G’iah liberta os humanos que estavam adormecidos enquanto os Skrulls viviam suas vidas.
Ao ver que Rhodey está ali, o agente Everett Ross (Martin Freeman) parece preocupado e pergunta desde quando ele é mantido adormecido. G’iah responde vagamente que “há muito tempo” e é mostrado que o personagem de Don Cheadle tem dificuldades para andar sozinho.
Todos esses pontos indicam que Rhodey pode ter sido trocado pela versão Skrull logo após os eventos de Capitão América: Guerra Civil (2016), quando foi ferido em combate e precisou de recuperação e fisioterapia.
Se isso for verdade, o Rhodey mostrado em longas como Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Vingadores: Ultimato (2019) pode ter sido um Skrull – e o verdadeiro vingador não deve saber que Tony Stark (Robert Downey Jr.) está morto. Agora é esperar como a Marvel vai explicar tudo isso em futuras produções.
O que acontece com Nick Fury no final de Invasão Secreta?
Agora uma das partes mais importantes do episódio “Lar” e com grandes ganchos para o futuro. Após ver a postura do presidente dos EUA, Nick Fury fica insatisfeito com a declaração de guerra entre humanos e Skrulls.
Já o presidente Ritson diz que, caso ele não queria o conflito, deve tirar os Skrulls da Terra. O final de Invasão Secreta mostra Fury tentando fazer exatamente isso.
Ao lado de sua esposa Priscilla (ou melhor, Varra), Nick volta ao espaço para a estação S.A.B.E.R. e diz que os Krees, eternos rivais dos Skrulls, estão dispostos a negociar um acordo de paz. Os dois deixam a Terra juntos em busca dessa promessa, e fica a dúvida do que eles vão conseguir.
Curiosamente, Nick Fury aparece no trailer de As Marvels, que servirá como sequência de Invasão Secreta, justamente na estação espacial – mas Varra não é mostrada. O jeito é esperar que o longa, com estreia prevista para 9 de novembro, explique se o tal acordo de paz entre Skrulls e Krees deu certo, e o que aconteceu na Terra durante esse período.
Todos os episódios de Invasão Secreta estão disponíveis no Disney+.