div-ad-mid-single-64bee796162ea

Continua após a publicidade..

Cardcaptor Sakura começou a ser publicado no Japão, em 1996, e desde então não parou de conquistar popularidade, prestígio e uma legião de fãs ao redor do mundo.

Escrita pelo CLAMP, grupo feminino de quatro mangakás, a obra cativou com a história cheia de humor, ação e romance de Sakura Kinomoto, uma estudante que acidentalmente desperta o poder misterioso de cartas mágicas.

Em 1998, o mangá foi adaptado em anime pelo estúdio Madhouse (Death Note), exibindo três temporadas com 70 episódios ao todo. Consequentemente, a franquia foi expandida com filmes, capítulos especiais e até uma sequência, se estabelecendo como uma das obras mais clássicas do mundo otaku.

Continua após a publicidade..

Com 25 anos de existência, é de se esperar que exista muito conteúdo mágico de Sakura por aí. Por isso, decidimos dar uma mãozinha para libertar a chave do jeito certo, montando um pequeno guia com a ordem perfeita para assistir a Cardcaptor Sakura.

1ª temporada de Cardcaptor Sakura

(Imagem: Cardcaptor Sakura/Madhouse/Divulgação)

O passo inicial é começar com a primeira temporada do anime Cardcaptor Sakura, que apresenta 35 episódios ao todo e foi exibida originalmente em 1998, no Japão.

A temporada é focada na apresentação da história de Sakura como uma “cardcaptor”, ficando responsável por capturar cartas mágicas que estão causando acontecimentos esquisitos pela cidade.

Continua após a publicidade..

Há também a introdução de figuras importantes, como o pequeno Kero (uma criatura mágica que ajuda a protagonista), além da melhor amiga, do rival e do interesse amoroso de Sakura — Tomoyo, Syaoran e Yukito, respectivamente.

Cardcaptor Sakura: O Filme

(Imagem: Cardcaptor Sakura: O Filme/Madhouse/Divulgação)

Cardcaptor Sakura: O Filme é o primeiro filme da franquia, sendo ambientado entre os acontecimentos da primeira e da segunda temporadas do anime.

div-ad-mid-single-64bee796162b7

Escrita pela mangaká Nanase Ohkawa, da CLAMP, a história é uma aventura original de Sakura em Hong Kong, onde a garota precisa lidar com o espírito furioso de uma mulher misteriosa. É uma pequena distração da trama principal da série animada clássica.

Continua após a publicidade..

O filme foi lançado em 1999, no Japão, e produzido pela Madhouse, mesmo estúdio do anime. Curiosamente, o aclamado Studio Ghibli teve uma participação no projeto, sendo creditado pelos efeitos especiais do longa.

2ª e 3ª temporadas de Cardcaptor Sakura

(Imagem: Cardcaptor Sakura/Madhouse/Divulgação)

Hora de arrematar os 35 episódios restantes do anime Cardcaptor Sakura, com a segunda e terceira temporadas, que foram ao ar entre 1999 e 2000, no Japão.

Com 10 episódios, a segunda temporada apresenta o clímax da busca pelas cartas mágicas, levando Sakura a testar suas habilidades e tudo o que aprendeu até então.

div-ad-mid-single-64bee796162c6

Por fim, a terceira temporada, com 25 episódios, finaliza a animação japonesa com novos incidentes mágicos e mistérios envolvendo Clow Reed, o criador das cartas mágicas.

Cardcaptor Sakura: A Carta Selada

(Imagem: Cardcaptor Sakura: A Carta Selada/Madhouse/Divulgação)

Considerado como o “grand finale” de Cardcaptor Sakura por muitos fãs, Cardcaptor Sakura: A Carta Selada é o segundo filme da franquia, que se passa após os acontecimentos finais do anime.

Escrito pela mangaká Nanase Ohkawa, de Cardcaptor Sakura: O Filme, o longa mostra uma reviravolta com uma carta mágica esquecida, que aparece para dar mais trabalho a Sakura.

A Carta Selada também foi produzido pelas mãos da Madhouse e lançado no início da década de 2000, no Japão.

div-ad-mid-single-64bee796162cf

Cardcaptor Sakura: Clear Card

(Imagem: Cardcaptor Sakura: Clear Card/Madhouse/Divulgação)

Em 2016, a CLAMP pegou os fãs de surpresa ao anunciar o mangá Cardcaptor Sakura: Clear Card, que dá continuidade à história de Sakura Kinomoto, com a garota voltando a correr atrás de cartas mágicas após ter um sonho misterioso.

A obra foi adaptada em anime em 2018, novamente pelo estúdio Madhouse, e teve 22 episódios ao todo, com um final que deixou algumas pontas soltas. Algo curioso é que a animação japonesa tem um episódio OVA, intitulado “Prólogo: Sakura e os Dois Ursos”, que serve como uma ponte entre o fim do anime original e o início de Clear Card. Então não deixe de assisti-lo!

Vale lembrar que o anime teve uma continuação anunciada, cujos detalhes devem ser revelados nos próximos meses.

Atualmente, Cardcaptor Sakura: Clear Cards está disponível na Crunchyroll, mas sem dublagem em português.

div-ad-mid-single-64bee796162d7

Episódios OVA do anime

(Imagem: Cardcaptor Sakura/Madhouse/Divulgação)

Após zerar as séries animadas e os filmes, uma maneira de fechar a maratona de Cardcaptor Sakura com uma chave mágica é resgatar os OVAs do anime original.

Intitulados “You’re Wonderful, Sakura-chan! Tomoyo’s Cardcaptor Sakura Video Diary!”, são três episódios curtinhos de cinco minutos com Sakura e Tomoyo, que esbanjam todo o humor e a fofura da franquia.


Com exceção de Clear Card, Cardcaptor Sakura não está disponível oficialmente no Brasil. No entanto, a Artworks anunciou recentemente que a franquia está em processo de remasterização e deve chegar em breve ao país.

Acompanhe o NerdBunker também no TwitterInstagram e TikTok.

div-ad-mid-single-64bee796162df