Recentemente os desenvolvedores divulgaram uma tabela completa com as especificações recomendadas e mínimas para rodar Ratchet & Clank: Em uma outra dimensão no PC. Confira aqui todos os detalhes sobre as especificações, descubra se você vai conseguir rodar o jogo e até se será possível rodar o game em um HD bem mais lento que o SSD do PlayStation 5.
Superando a divulgação de muitos outros jogos que chegam no PC, o port de Ratchet & Clank recebeu uma tabela completa e bem detalhada mostrando diferentes especificações em vários níveis, deixando claro qual o tipo de experiência o usuário terá.
Requisitos – Ratchet & Clank no PC
Cyberpunk 2077: conheça o mod que otimiza o Overdrive Mode
São cinco categorias no total, MINIMUM, RECOMENDED, HiGH, AMAZING RAY RACING e ULTIMATE RAY TRACING. Com a configuração mínima pedindo uma GTX 960, um Intel Core i3-8100 e 8GB de RAM para rodar o game em 720p 30fps. E com a configuração mais alta exigindo uma RTX 4080, um Intel Core i7-12700K e listando 32GB de RAM para rodar o jogo em 4K 60fps com gráficos na qualidade alta e Ray-tracing na qualidade muito alta. Vocês podem conferir todos os detalhes na tabela da imagem acima.
Além de ter um PC bom, muitos usuários podem se preocupar com a qualidade do software que vai chegar no PC, considerando lançamentos desastrosos na plataforma nos últimos meses, como o port de The Last of Us Part I. Enquanto é impossível saber a qualidade do código até a data de lançamento, vale destacar que esse port está sendo feito pela Nixxes Software, que já mostrou bons trabalhos nos ports de Marvel’s Spider Man Remastered e Miles Morales no PC.
Recursos específicos para PC
Ratchet & Clank vai chegar para os computadores recheado de recursos específicos dessa plataforma que adicionam opções e uma experiência que expandem a versão original do PlayStation 5. Como é esperado, o game terá suporte para diferentes formatos de dela, como o ultrawide, além de suporte a mouse e teclado. Também vale destacar que o game chegará com os principais recursos de upscaling no PC, incluindo FSR 2, DLSS 2, DLSS 3 e também Intel XeSS. O controle Dual Sense tem suporte total ao game no PC.
Mas também vale dar bastante destaque para o fato de que os efeitos de ray-tracing na versão de PC são aprimorados para serem ainda mais abrangentes do que o software no PlayStation 5, ao menos na configuração máxima. O jogo também é um dos primeiros a contar com a tecnologia Direct Storage, ainda também com a tecnologia RTX IO para as placas da Nvidia, recursos que facilitam o acesso de assets pela GPU a partir do SSD de armazenamento.
Vai rodar no HD?
É interessante destacar que, durante o lançamento no PS5, Ratchet & Clank serviu quase como um showcase para o poder do SSD do novo console, com transições entre cenários completamente diferentes sendo feitos em menos de um segundo. No entanto, a versão de PC deve ter algum tipo de compatibilidade com HDDs, o que é previsto inclusive nos requisitos mínimos divulgados.
Enquanto ainda precisamos esperar para sabermos como o jogo vai lidar com esse tipo de armazenamento, o pessoal da Digital Foundry fez comentários sobre isso em um dos episódios recentes de seu podcast semanal. Os comentários sobre Ratchet & Clank rodando no HD começam a partir do minuto 3:57 no vídeo.
O pessoal do canal especialista em análises técnicas pontuou algumas possibilidades para o game rodando no HD. Primeiro, que o Direct Storage pode ainda atuar nesse tipo de armazenamento e ainda vai trabalhar com a descompressão dos assets e pode ajudar muito com o tempo de carregamento deles a partir do HD para a placa de vídeo.
Nos momentos com transições entre os mundos muito rápidas, é possível que, se o HD não conseguir carregar os dados em um bom tempo, o jogo simplesmente congele em uma tela branca de transição por um tempo, quase como uma pausa, até que tudo que for necessário esteja carregado.
Além do Direct Storage, é possível que os PCs rodando Ratchet & Clank em um HD dependam bem mais da memória RAM para carregar os assets em um tempo melhor, o que é bem mais fácil inclusive quando estamos jogando em uma qualidade mais baixa, com texturas de menor resolução e que podem ser carregadas com mais facilidade até mesmo pelo HD.
Preço e onde comprar Ratchet & Clank: Rift Apart no PC
Ratchet & Clank: Rift apart será lançado no PC ainda na próxima quarta-feira, dia 26 de julho. O título está custando R$ 249 no PC, mas já pode ser comprado com desconto de 10% para a pré-venda no site da Nuuvem, que entrega uma chave de ativação da Steam.
Além do desconto, comprando o jogo na nuvem você pode acumular pontos para comprar outros jogos com cashback. E se você já tem pontos acumulados na sua conta, pode economizar ainda mais com Ratchet & Clank.
———
Produtos relacionados na Amazon