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Fabledom é um relaxante construtor de cidades – Review

Construção de cidades é um tema que eu particularmente adoro. Existem diversos jogos dentro deste mesmo gênero, alguns focados na economia, outros na construção da cidade, mas com maior ênfase no combate.

Fabledom, o jogo que é tema da análise de hoje, se destaca ao trazer o melhor dos dois mundos, tornando-se uma ótima porta de entrada para jogadores que desejam se aprofundar no gênero.

Ficou interessado? Confira mais detalhes sobre a minha experiência com o game na Review a seguir.

Um exercício de paciência

Fabledom, sendo uma excelente porta de entrada para o gênero, demanda do jogador aquilo que mais precisa: paciência. Depois de passar o momento de descoberta, de entender as mecânicas e como fazer as coisas, Fabledom se torna um jogo relaxante e que exige calma e tranquilidade no gameplay.

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Afinal, para progredir no jogo,você precisa de recursos. E neste games, as soluções demoram a ser produzidas. Seja madeira, comida, dinheiro, construções ou qualquer outro tipo de recurso, é importante esperar para que as coisas aconteçam.

Uma forma de acelerar o progresso é construindo mais prédios de recursos, tendo mais de uma serraria ou mais de uma mina, por exemplo. Porém, isso tem um custo.

Além disso, em Fabledom, tudo possui um custo de manutenção. Isso nos leva a discutir a economia do jogo, presente em muitos jogos desse tipo, e que aqui é trabalhada de forma simples, porém eficaz.

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Economia  simples

A principal fonte de renda em Fabledom são os tributos que os moradores nos pagam. Essa é uma renda passiva que depende da quantidade de casas ou condomínios em seu reino, bem como do tipo de Fabulinhos (nome dado aos moradores), sejam eles camponeses, plebeus ou nobres.

Além disso, podemos ganhar dinheiro através da realização de missões que aparecem constantemente no canto inferior esquerdo da nossa tela e são muito importantes para o progresso do seu reino. Porém, não só de boa vontade se constrói um reino. Nesta hora entram os impostos, normais em jogos do tipo e que são introduzidos aqui de forma muito básica. Mas tem, isso é um bom ponto. 

Além da renda “passiva”, podemos lucrar fazendo negociações usando um sistema de mercado para trocas de mercadorias e moeda. Na minha opinião, este é o ponto mais forte do jogo, acompanhada de uma mecânica de relacionamentos muito bem implementada.

Relacionamentos são a chave

Em certo ponto do jogo, desbloqueamos a Embaixada, que nos permite estabelecer relacionamentos com outros reinos, sejam eles positivos, negativos, e até mesmo nos casarmos com algum desses governantes.

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Isso envolve um árduo trabalho de enviar mensageiros, fazer doações e, principalmente, realizar missões que podem nos render boas recompensas, embora também possam desagradar algum rei ou rainha. De fato, a mecânica é muito bem implementada e nos tenta em querer pular a cerca para obter outras recompensas. 

Menu de gerenciamento bem-vindo

Recentemente testamos Manor Lords aqui no Jornal, e um dos comentários que fiz a respeito do game foi a ausência de um menu de gerenciamento. Apesar de brilhante, o game não trouxe uma solução que me mostrasse onde os trabalhadores estavam, como estava minha economia, meu ritmo de produção e outros dados.

Fabledom tem exatamente isso, de forma bem completa e super útil. Acho sempre importante ter um menu desses em jogos assim, porque não podemos estar sempre andando de um lado para o outro clicando em construções e tentando lembrar de cabeça tudo que está acontecendo. Ou seja, ponto positivo para Fabledom pela organização!

Interações divertidas

Outra coisa que achei super interessante e diferente em Fabledom são as interações com monstrinhos, dragões, trolls, árvores, bruxas e o que mais eu ainda não tenha encontrado. Elas surgem aleatoriamente no mapa e podemos interagir com nosso herói, um espécie de tropa, a mais forte delas.

Essas interações nos dão desde recompensas positivas se tivermos recursos ou estivermos dispostos a lutar, como também causam algumas consequências como diminuir o ritmo de trabalho de todos os fabulinhos, recursos que demoram mais a crescer e etc. Isso sempre traz uma novidade interessante e ajuda a aliviar a monotonia de esperar pelos recursos.

Gráficos fofos

Não tenho do que reclamar dos gráficos de Fabledom, apenas elogiar. A ambientação é incrível e o estilo cartunesco dá uma sensação de tranquilidade e acolhimento muito grande.

O estilo com curvas e bordas arredondadas usadas tanto nas construções quanto nos personagens, aumentam essa sensação e casa genuinamente com o tom do jogo. Como as cores, também associamos formas. Preferir formas arredondadas em vez de retas tira o tom de seriedade que não combinaria com o resto dos elementos do jogo.

Fabledom vale a pena?

Como mencionei no início do texto, Fabledom é uma bela porta de entrada para o gênero de construção de cidades. Trazer de tudo um pouco das mecânicas comuns desse tipos de jogos é uma boa ideia e se implementado bem como foi aqui, melhor ainda. Posso dizer que não experimentei bugs durante minha jogatina, e o jogo está bem polido em sua mais nova versão na Steam.

No entanto, o game acaba perdendo alguns pontinhos porque chega a ser monótono em vários momentos do gameplay, o que vai exercitar a paciência do jogador. 

Além disso, ele não tem uma dificuldade significativa. A fome ou insatisfação dos Fabulinhos não será tão impactante no seu reino como seria em outros jogos, tornando Fabledom mais um jogo para relaxar do que qualquer outra coisa. É um jogo muito bem desenvolvido e que com certeza vai agradar a grande maioria do público, que busca um jogo fofo, acolhedor e relaxante. 

Fabledom está disponível para jogar no PC. Uma cópia do game foi cedida pela desenvolvedora para Review.

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