Manor Lords prova que jogos não devem ser tratados como planilhas do excel. Quando lucrar não é o objetivo, quando o amor pelo projeto vai além de ganhar dinheiro para sustentar uma empresa gigante que precisa distribuir dividendos para seus sócios, temos ótimos jogos saindo, como é caso do game que estamos falando hoje.

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Manor Lords começou sendo desenvolvido por um apenas uma pessoa, Greg Styczeń, e acabou se tornando o jogo mais desejado na Steam em 2024, superando títulos como Hades II e Black Myth: Wukong, por exemplo. Além disso, o jogo estreia diretamente no PC Game Pass, aumentando ainda mais o alcance do jogo na comunidade.

Mas será que o game é para tudo isso? E é isso que vamos debater um pouco aqui, na review de Manor Lords do Jornal dos Jogos.

O que é Manor Lords?

O game da Slavic Magic é um construtor de cidades na era medieval que envolve batalhas. É um jogo de estratégia que te coloca no controle de cidades, dando total liberdade e responsabilidade para expandir sua vila, trabalhar economia, gerenciar as necessidades do povo e lidar com outros reinos, criando seu próprio exército.

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Como gerenciador de cidades, Manor Lords é super competente. O jogo tem uma variedade incrível de construções para gerenciar e melhorar, tanto na parte relacionada a recursos, lenha, comida, minérios; quanto na parte do bem estar dos moradores, relacionado aos serviços de manufatura, que servem para abastecer o mercado que é de extrema importância para o desenvolvimento da sua cidade.

Estações ditam o game

Tocando neste assunto, é importante entrarmos na questão das estações. Elas influenciam diretamente nos recursos da cidade e, consequentemente, no gameplay. Manor lords conta com as quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.

Cada uma delas influencia nos recursos da cidade, o que nos obriga a nos preparar para esses momentos. Por exemplo, há recursos que só crescem em determinadas estações, colheitas que só podem ser feitas em outra e no inverno o consumo de lenha é dobrado. Por isso não podemos ignorar esse sistema que é tão importante e bem desenvolvido pela Slavic Magic.

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Economia é fundamental

A base da economia também é super importante. O tesouro da cidade e o tesouro pessoal desempenham papéis fundamentais na jornada em Manor Lords. Já que eles servem tanto para comprarmos novas melhorias nas cidades, como adaptar um lote senhorial em uma cervejaria ou transformar em uma construção que gerará comida passivamente. Mas também serve para comprarmos mercenários para auxiliar o exército e eventualmente comprar novos acampamentos para criar novas vilas/cidades.

Como comentei antes, existe o tesouro da cidade e o tesouro pessoal, eles são diferentes para cada coisa que podemos fazer. Contratar mercenários, por exemplo, só pode ser feito com seu tesouro pessoal. Já as expansões na cidade, precisam do dinheiro da própria cidade. Dinheiro esse que é conseguido através de lotes senhoriais nível 2 e principalmente utilizando o posto comercial, a principal construção quando falamos na economia.

É através da importação e exportação de produtos que construímos uma economia sólida no game. A melhor maneira que encontrei foi exportando produtos como tábuas, minérios de ferro e argila, a depender do que a região me mostra. O que mais eu consigo produzir, é o que consequentemente mais exporto.

Exército

Como falei no início, e os próprios desenvolvedores deixaram isso claro, Manor Lords é um jogo de gerenciamento de cidades que envolve batalhas. É uma parte secundária mas que para mim é a mais divertida. Primeiro voltemos um pouco a tela inicial do game, porque ao criarmos um mundo, temos algumas opções disponíveis de “final”:

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  • Nenhum: jogue no modo infinito
  • Dominação: reivindique o território de todos os outros senhores para eliminá-los
  • Crescimento: alcance o nível de assentamento Cidade Grande
  • Conquista: reivindique todas as regiões

Durante o período que testei o game, joguei ambos em Conquista. Tanto este modo quanto o modo de dominação exigem com que você tenha um exército forte para poder chegar ao “final” do game.

Manor Lords é muito competente na parte de construção de cidades e também na parte de combate. Temos uma vasta disponibilidade de tropas e mercenários disponíveis para contratarmos. O game oferece também boas opções quando falamos de combate em si, posicionamento de tropas, modos de manter posição ou atacar com tudo que influenciam nas estatísticas do exército e um sistema de eficiência, baseado na energia das tropas que faz total diferença nas batalhas. É muito gostoso gerenciar uma “guerra” em Manor Lords e fica ainda melhor quando podemos vê-la de perto.

Modo em terceira pessoa

Por mais que seja um modo cosmético e que sirva apenas para andarmos pelas cidades e admirarmos um pouco mais o jogo que é muito bonito (falaremos a seguir), esse é um recurso que eu gostaria que fosse mais explorado. O que não será, os desenvolvedores já deixaram isso claro.

Manor Lords é um jogo para ser jogado com a visão olho de pássaro e não terá modo em primeira pessoa. Mas vale apenas comentarmos aqui já que é um recurso muito bem vindo. Podemos andar pelas nossas cidades, ver os campos de trigos, seguir as pessoas trabalhando e principalmente ficar bem perto das batalhas, é algo a mais que dá uma imersão muito legal. Às vezes faz a gente só querer sair andando por aí enquanto escuta a incrível trilha sonora do game.

Manor Lords é lindo

Só porque é um jogo de estratégia, não significa que precisa abdicar de qualidade visual. Manor Lords é um jogo lindo! Desenvolvido na Unreal Engine, o game extrai muito do potencial do motor gráfico e traz detalhes incríveis a suas construções utilizando assets criados com fotogrametria, trazendo ainda mais realismo ao game. As florestas são lindas e vistas de cima, cada estação é fantástica.

Há o que corrigir

Como testei o jogo em uma versão alpha, óbvio que encontrei problemas. Em português, muitas palavras não foram traduzidas ainda, o que pode causar um estranhamento quando há palavras mais complexas. Bugs foram poucos, felizmente. Para ser sincero, não lembro de nenhum que tenha incomodado minha gameplay.

O que eu realmente senti falta foi de estatísticas. Estatísticas que fossem apresentadas em um menu em que eu pudesse visualizar como está a produção da minha cidade, a importação e exportação de produtos, quantos são exportados, quanto estou gastando com isso e etc. Como um gerenciador de cidades, eu senti falta dessa parte em Manor Lords.

Além disso, acho o jogo muito “bonzinho” quanto aos períodos de fome e falta de combustível. Passei por vários momentos desses na minha cidade e perdi poucas pessoas. Acredito que o game deveria ser mais punitivo no modo de game padrão para trazer uma maior fidelidade com o período.

Manor Lords vale a pena?

Manor Lords é um game complexo à primeira vista, mas muito bem trabalhado. Os sete anos de desenvolvimento valeram a pena, todas as suas mecânicas estão bem implementadas e vale ressaltar que há várias outras que não foram lançadas ainda.

O game é lindo graficamente e com certeza vai agradar ao jogador que gosta desse gênero. É um jogo para fazer diversos saves e testar diferentes abordagens em suas cidades. É viciante e recompensador. Além do fato de que há muita muita margem para novas expansões e modos de jogo no futuro.

Manor Lords é um jogaço e que tem poucos problemas em minha opinião. Vale a pena demais ser testado. Atualmente, o game está disponível no PC por R$ 74,99 na Steam, mas pode ser comprado na Nuuvem com desconto ao usar o cupom MANOLORDE. O título também está disponível no Xbox Game Pass.