Quando falamos sobre os livros de O Senhor dos Anéis, é comum que a primeira reação seja de espanto pela quantidade de páginas e o escopo gigantesco da história criada por J.R.R. Tolkien. O volume único da história principal possui mais de 1.200 páginas, das quais 388 são dedicadas à As Duas Torres, segundo volume da saga que mostra o que acontece quando a Sociedade do Anel se desfaz.
Toda essa aventura, já conhecida pelos fãs da publicação e dos filmes de Peter Jackson, ganha agora uma nova adaptação, em formato de audiolivro. O projeto é capitaneado no Brasil pela Audible, que já lançou a versão em áudio de A Sociedade do Anel. Todo o projeto tem a voz potente de Mauro Ramos e direção artística do ator e dublador Spencer Toth.
À convite da Audible, o NerdBunker acompanhou um dia de gravações do audiolivro e conversou com a equipe, que ressaltou a grande paixão pelo projeto:
“O processo em si [de transformar em audiolivro] é muito legal. Quando soubemos que isso viria para o Brasil, tivemos inicialmente muito orgulho“, diz Toth. “E, a partir disso, você cria uma cobrança, um sentimento de ‘tenho que estar à altura do que esse orgulho representa para a nossa sociedade’. A coisa mais difícil, em primeiro lugar, é a própria cobrança de todos nós. Minha, como diretor artístico, e do Mauro [Ramos], que passou um tempo até ser selecionado. Ele também sentiu muita pressão.”
Com Ramos escolhido para dar voz ao mundo de Tolkien, a equipe reassistiu aos filmes e releu os livros, para pegar todas as nuances da trama: “Tem uma coisa que fizemos, que é bem especial em comparação com as outras versões: existe uma música cantada em élfico. E essa música não foi cantada em élfico em nenhuma versão, mas o Tolkien cantou e nós fizemos isso na versão brasileira também. Há um vídeo do Tolkien, nós estudamos esse registro e a música está gravada aqui dessa mesma forma”, completa.
A jornada do Anel e do audiolivro
Ator e dublador com mais de 30 anos de carreira, Mauro Ramos diz que o processo de fazer o audiolivro de As Duas Torres foi uma verdadeira aventura por si só. Como único narrador, ele é responsável pela voz de todos os personagens (e faz diferenciações entre eles), além de citar os nomes e músicas nos diversos dialetos criados por Tolkien.
“Foi muito legal, mas tivemos que ficar atentos o tempo inteiro, com um glossário consultando sempre. O Spencer foi primoroso na direção nesse sentido. De parar a gravação para voltar, checar novamente.’’
E todo esse cuidado com os idiomas próprios da Terra-média teve a consultoria de Reinaldo José Lopes, jornalista e tradutor conhecido por ser especialista na obra de Tolkien. Para ele, a parte mais difícil é passar todos os detalhes de ritmo e pronúncia, que são bem diferentes de idiomas como português e até inglês:
“Há uma lógica própria, que é da linguística do Tolkien, não é algo adivinhado. Isso é baseado na profunda compreensão que ele tinha sobre como os idiomas evoluem e funcionam como sistema. Passar isso detalhadamente para as pessoas, em uma obra de grande porte, é bem diferente e desafiador.”
Para Lopes, a voz potente de Mauro Ramos é um grande acerto no projeto, pela capacidade de dar vida aos personagens de diferentes núcleos e contextos. Como estudioso de um dos maiores autores da literatura mundial, ele acredita que O Senhor dos Anéis, de fato, funciona melhor como áudio, especialmente para quem sempre olhou aquela grande edição na prateleira, e nunca teve coragem de começar:
“Realmente acho que O Senhor dos Anéis funciona melhor como audiolivro, mais até do que o meio cinematográfico, justamente por ser uma narrativa pensada dentro da lógica da tradição oral. Por exemplo: muita gente reclama dos poemas e das canções, mas isso é essencial quando pensamos em várias culturas se unindo de um jeito polifônico.
Ou seja, havia a escrita, mas a principal forma de transmitir informações e histórias era pelo lado oral. Então o audiolivro casa muito bem com isso, e permite (…) que o fã vá degustando a narrativa de um jeito mais tranquilo e com menos pressão.”
O audiolivro O Senhor dos Anéis: As Duas Torres está disponível no Brasil exclusivamente pela Audible – se você comprar por este link, o Jovem Nerd pode ganhar uma comissão.