Enshrouded era um dos meus jogos mais aguardados no ano e finalmente está entre nós. Muito semelhante a Valheim e com gráficos mais caprichados, o jogo parecia uma ótima pedida para suprir o gênero de sobrevivência (que também recebeu uma semana antes o popular Palworld).

Continua após a publicidade..

Se você, assim como eu, estava empolgado para conhecer o jogo, veio ao lugar certo. Graças a uma chave fornecida pela Keen Games, conseguimos testar Enshrouded antes do lançamento.

A seguir, confira nossas impressões com o título, que já está disponível na Steam. No entanto, é bom ressaltar: Enshrouded está em acesso antecipado, custando R$ 80,99, e deve receber mudanças e melhorias nos próximos meses.

Primeiras impressões

Nós recebemos o RPG online com uma semana de antecedência aqui no Jornal dos Jogos. No entanto, para um jogo desse escopo, essa quantia de tempo ainda é pequena para explorar tudo que temos disponível. Até o momento desse texto, o gameplay confirma o sentimento que eu tinha: o jogo é até divertido, mas com ressalvas.

Continua após a publicidade..

Um dos destaques de Enshrouded é que o jogo é muito intuitivo, o que pode agradar quem está chegando agora nos RPGs Online. O título te pega na mão desde o início para explicar um pouco da história do game, porque nascemos ali, o que devemos fazer e como fazer essas coisas.

Isso garante uma experiência convidativa aos jogadores que não estão acostumados com os jogos do gênero. Além disso, Enshrouded também está localizado em português brasileiro, o que melhora ainda mais o pacote para jogadores do nosso país.

Inimigos não apresentam dificuldade significativa

Enshrouded é um game focado em PvE e para isso ele precisa proporcionar um mapa com inimigos variados em dificuldade, design e até movimentação. Boa notícia aqui: o jogo entrega isso! Mas, infelizmente, nivelado por baixo.

Continua após a publicidade..

Todos os inimigos que enfrentei foram fáceis. Com um pouco de paciência e a safadeza de só se esquivar para trás, é possível derrotar todos os monstros e animais com facilidade. Felizmente o jogo é divertido em sua mecânica de combate, adotando diversas características de jogos souls likes.

Além disso, temos uma variedade de armas como arcos e flechas de diferentes materiais, espadas, clavas, escudo, varinha mágica, cajado e etc. Opção é o que não falta para nosso jogador. 

Árvores de habilidades variada

Com vários tipos de armas à nossa disposição, temos também uma árvore de habilidades robusta para aperfeiçoar as habilidades do nosso personagem. O jogo te dá a chance de evoluir na questão manual de mineração de recursos, no ataque mais focado no corpo a corpo, ou se especializar para ser um mago, aumentando seus atributos mágicos.

Enfim, há uma variedade de builds disponíveis para você jogar como quiser. Para quem ama RPGs online, o leque de possibilidades garante um poder de escolha bastante interessante. E, para quem é novato, temos diversas opções para forjar um caminho e descobrir o game com paciência.

Continua após a publicidade..

Modo de construção robusto, mas burocrático

Comentei recentemente em um post de jogos mais aguardados de 2024 que o modo de construção de Enshrouded era uma das coisas que mais me chamava a atenção, porque eu “adoro brincar de casinha”. Seja no Minecraft, Valheim, Rust… e aqui não seria diferente.

O modo de construção é realmente bem completo, garantindo diversas possibilidades para o jogador. Dá para fazer obras gigantes com ele, mas não é nada intuitivo e, em alguns momentos, o uso chega a ser burocrático.

“O modo de construção é bem divertido, mas pode ser melhor”

Burocrático porque não podemos fazer tudo utilizando o martelo de construção. Precisamos antes criar “blocos de construção” para parede e telhados, ou blocos de diferentes materiais para só então construirmos aquilo que queremos. Esse tipo de mecânica acaba sendo chata e desinteressante com o passar do tempo.

Seria bem mais simples que o jogo entendesse os materiais que já temos em nossa mochila/inventário e levantasse a construção a partir disso. Felizmente o título está em acesso antecipado, então fica aí o feedback para os desenvolvedores: bora melhorar esse sistema, pois ele tem muito potencial de ser inesquecível e muito mais divertido.

Viagem rápida, planador, gancho

Se você gosta de explorar, você vai se sentir muito feliz em Enshrouded. O jogo te dá uma variedade de opções para passear no mapa gigantesco, algo importante para um game tão vasto.

É possível sair voando de montanhas até pontos mais baixos com o seu planador, item essencial na sua jornada. Além disso, também dá para sair pulando de uma ponte quebrada ou como o Tarzan na floresta, mas em vez de galhos, temos um gancho.

Essas duas ferramentas são muito importantes no jogo porque te permitem progredir mais rápido. Percebi também que o mapa é bem desenhado para que utilizemos de fato essas ferramentas, desde o relevo mais montanhoso quanto diversas passagens despedaçadas.

Algo que notei também é que o game não se restringe apenas a isso: você pode chegar a determinados locais sem utilizar essas coisas. Vai demorar mais? Sim. Vai ser mais perigoso? Sim. Mas é possível chegar. Porém, se você achar que já está longe demais, pode simplesmente fazer uma viagem rápida para sua base! 

Pequenos bugs

E como Enshrouded está em acesso antecipado (early access), não podemos deixar de falar dos bugs. Para quem não tá ligado, o acesso antecipado é o lançamento em que o game ainda não está pronto, mas já é vendido para a comunidade.

Em alguns casos, os títulos chegam em um estado precário, o que não compensa a compra. Enshrouded, por outro lado, entrega uma experiência gratificante mesmo estando em desenvolvimento.

Minha experiência na versão alpha do jogo contou com alguns bugs tanto de texturas (não carregando), quanto ficar preso em alguns lugares que não deveria acontecer. Por exemplo, em um momento que pulei de uma construção, um salto muito pequeno, o meu planador acabou abrindo e fiquei preso entre dois barris. Não conseguiria sair dali se não fosse a bendita viagem rápida, do contrário teria que fechar o jogo e abrir novamente.

Porém, foi só isso: foi a única vez que o bug aconteceu e, desde então, as coisas estão melhores. O time por trás do projeto claramente já está na ativa em busca de erros críticos e deve manter o título funcionando e cada vez melhor.

Vale a pena?

Em seu estágio atual, Enshrouded conta com eventuais bugs e possui sistemas que precisam de melhorias, mas já entrega uma experiência que vai agradar quem curte RPGs online e pode ser convidativa para novatos. Segundo os desenvolvedores, o título ficará em acesso antecipado por pelo menos um ano, mantendo o preço de R$ 80,99.

Atualmente, o jogo está bem mais otimizado que a versão de teste liberada de graça no Steam Festa. No entanto, o game ainda conta com quedas de FPS em algumas áreas

Um dos devs do jogo, inclusive, comentou no Discord oficial que a ideia é melhorar a performance nas próximas atualizões, que devem chegar logo, considerando o lançamento com um público notável.

Para quem curte projetos ao estilo Valheim, vale a pena ficar de olho no game, que já está disponível na Steam com legendas em português brasileiro. No entanto, se você prefere uma experiência mais redonda, a dica é ficar de olho nas atualizações que devem chegar futuramente antes de embarcar nessa jornada.