Um dos pilares da Onda Coreana, que conquistou grande parte do mundo na última década, é o k-pop. A música popular produzida na Coreia do Sul tem dominado playlists, mas não é só nos fones de ouvido que as características marcantes desse mercado habitam. O k-pop tem, praticamente, um idioma próprio.
Com o interesse por esse gênero musical crescendo a cada dia, é natural que a busca por termos escutados com frequência, em programas de TV ou notícias, também aumente. Então, o NerdBunker vai ajudar os fãs recém-chegados a falarem a língua desse vasto universo, com um glossário de expressões importantes do k-pop. Confira abaixo:
Ace
Termo utilizado para caracterizar artistas de k-pop que se sobressaem dentro da indústria musical sul-coreana em um ou mais aspectos de performance, mas não necessariamente brilham em todas as áreas ao mesmo tempo. São considerados “os melhores entre os melhores” em alguma habilidade, como vocal, dança ou rap. Um exemplo popular é Jeon Jungkook (BTS), que ganhou fama pela excelência ao cantar e dançar — mas não entra na lista de grandes nomes quando o assunto é rap ou produção musical.
Aegyo (애교)
Poses e falas reproduzidas de forma muito fofa, como brincadeiras. São feitos, principalmente, pelos artistas de k-pop mais jovens.
All-Kill
Quando uma música fica em #1 lugar em todos os principais rankings e paradas musicais coreanas (Melon, Naver, Genie, etc.) dentro de um certo período de tempo, que pode ser tanto logo após o lançamento quanto muito tempo depois (por motivos variados, como aparição em algum filme ou k-drama). A canção não necessariamente precisa alcançar o Top 1 em todas as plataformas no mesmo dia, simultaneamente — existem rankings semanais e mensais que também podem resultar em um All-Kill.
All-Rounder
Um(a) artista “completo(a)” do k-pop, cujas múltiplas habilidades se destacam dentro de seus respectivos grupos. Pode não ser considerado um(a) Ace, mas é reconhecido(a) por ter capacidade acima da média em canto, dança, rap, produção de músicas, etc. — todos ao mesmo tempo. Exemplos incluem Han (Stray Kids) e Soyeon (G-IDLE). (Obs.: o significado de All-Rounder é bastante confundido com o de Ace. Uma forma para tentar entender a diferença é: nem todo Ace é considerado um All-Rounder. Nesse caso, o(a) artista ganha muito destaque no mundo do k-pop por um aspecto específico de performance, mas não é tão reconhecido por ser multifuncional dentro de seu grupo.)
Bias
Integrante favorito do fã em um grupo de k-pop.
Bias Wrecker
Segundo integrante favorito em um grupo de k-pop. Às vezes, chama mais atenção do que o bias, testando a “lealdade” do fã — por isso o “wrecker” (destruidor, em português).
Black Ocean
Forma de protesto em apresentações ou eventos de k-pop. Os fãs desligam seus lightsticks (termo explicado mais abaixo) durante a performance, deixando a plateia em total escuridão, e/ou viram as costas para os artistas. As motivações de um Black Ocean são variadas — podem ser uma forma de mostrar reprovação à conduta de grupos de k-pop/solistas em entrevistas, bastidores, etc., ou até um tipo de “punição” aos fãs de um(a) artista específico(a). Nesse segundo caso, outros fandoms (termo explicado mais abaixo) sabotam as apresentações para punir atitudes daqueles que acompanham os artistas que estão no palco.
Center
Integrante de um grupo de k-pop que fica, com frequência, no centro da formação das coreografias. É bastante perceptível em poses iniciais ou finais de apresentações.
Comeback
Lançamentos posteriores ao debut (termo explicado mais abaixo) de um grupo de k-pop ou solista. É comum que comebacks aconteçam semestralmente, mas a frequência varia para menos ou para mais. De acordo com a estratégia das empresas, volume de produção de músicas, popularidade e resultados financeiros dos artistas, mais ou menos canções são lançadas ao longo do tempo. Existem grupos que ficam mais de um ano sem apresentar grandes novidades musicais, mas o comeback marca o retorno desses idols (termo explicado mais abaixo) aos palcos — pelo menos, por algumas semanas.
Outro ponto importante é que o comeback não é pensando apenas para os ouvidos. Junto com as novas músicas, surgem clipes musicais de grande investimento, álbuns físicos altamente trabalhados, ensaios fotográficos, apresentações em programas de TV, entrevistas para divulgação, entre vários outros conteúdos. Os fãs também organizam “maratonas de stream“, com o objetivo de aumentar o número de reproduções dos clipes e canções — o que é extremamente importante para as empresas verem que seus artistas estão chamando a atenção do mercado.
É através desses frequentes comebacks que os artistas do k-pop conquistam popularidade e espaço na mídia, além de entregar resultados financeiros para as organizações que gerenciam suas carreiras. A indústria do k-pop gira em torno desses muitos lançamentos anuais, arrecadando milhões de dólares e expandindo a música sul-coreana para outras partes do mundo.
Dance Practice
Treinamento de dança, em tradução livre. São vídeos focados nas coreografias dos clipes/programas de k-pop, normalmente gravados, em alta qualidade, nas salas de treinamento das empresas e publicados nos canais oficiais dos grupos/solistas. O material é principalmente direcionado aos fãs, que, com frequência, aprendem as danças para produzir apresentações/vídeos cover (ou seja, imitando as performances originais). Confira o exemplo de Left & Right, do grupo Seventeen:
Debut
Estreia de um grupo de k-pop/solista no mercado.
Disband
Separação definitiva de um grupo de k-pop. Os contratos dos artistas são encerrados oficialmente, assim como lançamentos e atividades promocionais, e o grupo deixa de existir. (Obs.: é válido mencionar que acordos de trabalho em um novo grupo ou como solista podem ser negociados na mesma empresa. Porém, é comum que artistas busquem novas companhias para gerenciar suas carreiras quando um disband acontece).
Ending Fairy
Pose que artistas de k-pop fazem no final de apresentações em programas de TV, olhando diretamente para a câmera e usando variados tipos de charme — algumas ações fofas (aegyo – veja termo anterior), por exemplo, são comuns. Um único integrante do grupo pode ser escolhido para ser a Ending Fairy, ou a câmera alterna entre todos. Veja algumas variações utilizadas pelo grupo Twice:
Fancam
Vídeos produzidos por fãs durante performances de k-pop, focados em um único integrante do grupo. Originalmente, são gravações contínuas, sem grandes cortes ou edição (mas com boa qualidade). Porém, com a popularidade que tais materiais conquistaram entre o público, os próprios programas de TV ou canais de YouTube dedicados começaram a produzir “fancams oficiais” — essas com mais pós-produção e detalhes de bastidores. (Obs.: além de ser algo característico da indústria musical sul-coreana, o conceito de fancam foi bastante incorporado pela cultura de entretenimento mundial. A produção de fancams de artistas fora do k-pop tem sido cada vez mais comum, e o termo ficou bem conhecido nas redes sociais). Confira um exemplo de fancam abaixo, focado em Lisa (Blackpink), em uma apresentação da música Shut Down, no programa Inkigayo:
Fanchant
Pode ser comparado a um grito de torcida organizada. Os fãs “cantam” frases em momentos específicos das apresentações de k-pop, reforçando partes da música, falando os nomes dos artistas e demonstrando apoio.
Fandom
Termo utilizado para se referir a comunidades de fãs. É normal que cada grupo de k-pop dê um apelido especial para o seu fandom, como o Army (fãs do BTS), os Blinks (fãs do Blackpink) e Stays (fãs do Stray Kids), entre muitos outros.
Full Album
CD “completo” de um grupo de k-pop ou solista. Normalmente possuem cerca de 8-10 músicas, sendo composições inéditas, versões alternativas de lançamentos prévios e até faixas instrumentais. É acompanhado de vários brindes, como pôsteres, ensaios fotográficos, adesivos, photocards (termo explicado mais abaixo), entre outros.
Hoobae (후배)
Honorífico utilizado por artistas em situações que exigem demonstração de senioridade. O termo “Hoobae (후배)” é usado para se referir a grupos de k-pop ou solistas com menos tempo em ativa no mercado (em comparação ao grupo/solista que está falando).
Idol
Título dado aos artistas da indústria do k-pop. Mais do que cantores, são profissionais do entretenimento – treinados para para cantar, dançar, rimar, serem carismáticos e estilosos (em cima e fora dos palcos).
Lightstick
Bastão de luz personalizado que fãs utilizam em apresentações e show de k-pop. Boa parte dos grupos tem lighsticks oficiais, com nomes, formatos e cores diferentes, que remetem à identidade dos artistas. Além disso, alguns modelos de lightstick vêm com recursos de sincronização, que podem ser utilizados para criar efeitos de luz na plateia de eventos. Veja, por exemplo, o uso de vários Army Bombs (nome oficial do lightstick do BTS) em uma grande apresentação:
Line
Divisões em um grupo de k-pop, baseadas nas habilidades de cada integrante ou características variadas. Por exemplo: é comum ouvir termos como “dance line” ou “vocal line” para se referir aos membros de um grupo que se destacam em dança e canto, respectivamente. Artistas que nasceram no mesmo ano também costumam fazer parte dessas divisões, como a “[19]97 line” e semelhantes.
Main/Sub/Lead
Termos utilizados para hierarquizar as posições em um grupo de k-pop (dançarinos, vocais ou rappers). Por exemplo: o(a) main dancer é o(a) principal responsável por destacar a dança de uma performance. O(A) lead dancer, por sua vez, é um(a) guia/apoio para o grupo. E o(a) sub-dancer fica no papel de suporte. A ordem de importância é Main>Lead>Sub, e isso se aplica a todas as posições.
Maknae (막내)
Integrante mais novo em um grupo de k-pop.
Manager
Gerente, em tradução livre. Não é exatamente um(a) empresário(a) — o trabalho do(a) Manager é ajudar em todos os eventos, gravações, viagens e programas agendados, além de garantir que os artistas sigam as normas da empresa. Por vezes, assume a posição de “responsável” pelo grupo/solista e até conquista certa popularidade entre os fãs. Além disso, existem artistas que contam com mais de um(a) Manager.
Mini Album
CD/EP de um grupo de k-pop ou solista, com 4 a 6 músicas. É um tipo de produto comum na indústria musical sul-coreana e também é acompanhado de pôsteres, ensaios fotográficos, etc. Ou seja, é muito semelhante ao Full Album (veja termo anterior), só que com menos músicas.
MV
Music Video, em inglês. Como são chamados os clipes musicais de músicas sul-coreanas, normalmente com alto investimento em produção. Abaixo, está um exemplo do grupo Stray Kids:
Nugu (누구)
Termo utilizado para se referir a grupos de k-pop ou solistas que ainda não conquistaram tanta fama com o público. “Nugu (누구)” significa “quem” em coreano. Se fosse traduzido de forma contextual para o português brasileiro, seria algo parecido com a expressão “famoso(a) quem?”.
Perfect All-Kill
Quando uma música fica em #1 lugar em todos os principais rankings e paradas musicais coreanas diários e de tempo real. A canção alcança o Top 1 em todas as plataformas no mesmo dia, simultaneamente. É mais comum de acontecer no dia de lançamento do comeback (veja termo anterior).
Photocard
Fotos avulsas, geralmente pequenas e em papel cartão, dos artistas de k-pop. Vêm em álbuns, mas também podem ser comprados separadamente. É um tipo de produto muito comum de ser colecionado/carregado por aí pelos fãs de música sul-coreana.
Rookie
Novato, em tradução livre. É um grupo de k-pop ou solista considerado iniciante na indústria musical sul-coreana. Existem prêmios anuais específicos para tais novatos, e não é bem definido quando os artistas deixam de ser rookies. Além disso, o termo está mais ligado à organização do mercado musical sul-coreano e suas premiações do que com a demonstração de respeito/senioridade.
Sasaeng (사생팬)
Fã que chega ao extremo e não-saudável para acompanhar um artista de k-pop. Infelizmente, é comum ouvir relatos de stalking (perseguição, em português), invasão de privacidade e até assédio. Exemplos incluem pessoas que seguem os idols de carro, que descobrem o número de telefone dos artistas e ligam sem parar, ou até buscam saber em quais voos os grupos estarão, para comprar passagens e viajar no mesmo avião — entre várias outras coisas.
Sunbaenim (선배님)
Honorífico utilizado por artistas em situações que exigem demonstração de senioridade. O termo “Sunbae (선배)” é usado para se referir a grupos de k-pop ou solistas que estão na ativa no mercado há mais tempo (em comparação ao grupo/solista que está falando). É mais comum de se ouvir do que “Hoobae (후배)” (veja termo anterior), pois a manifestação de respeito formal em conversas ou entrevistas é mais exigida dos artistas mais novos.
Trainee
Título dado ao jovem que está em treinamento para se tornar um artista de k-pop. O processo inclui aulas de canto, dança, línguas, entre outras, e a empresa arca com a maior parte dos custos até a estreia no mercado — tanto para jovens que nasceram na Coreia quanto de outros países. O tempo de treinamento varia muito, indo de meses até anos.
Unit
Subgrupo criado com alguns integrantes de um grupo de k-pop. As units produzem músicas e realizam a divulgação apenas com os membros participantes. CDs podem ser lançados de forma independente, ou as canções são adicionadas nos álbuns de grupo completo.
UTT (Ultimate Bias)
Artista de k-pop favorito do fã entre todos os grupos que acompanha. Na lista de biases, o que se sobressai.
Visual
Título dado ao integrante cuja beleza define/reforça a personalidade de um grupo de k-pop. (Obs.: é válido mencionar que a percepção do público coreano relacionada a esse rótulo pode ser diferente da visão do mercado global.).
Win
Vitória conquistada por grupos de k-pop ou solistas em algum programa de TV semanal. Normalmente, o prêmio é baseado em votos do público nas suas performances favoritas, mas os pontos necessários para a win também vêm de visualizações nos MVs (veja termo anterior), pré-votações, rankings em plataformas de streaming, vendas de álbum físicos e até escolha de peritos. As vitórias nesses programas de entretenimento também têm grande importância na carreira dos grupos, pois dão visibilidade a novatos ou consolidam nomes famosos na indústria musical sul-coreana. Além disso, as wins dão motivos para as empresas continuarem investindo nas carreiras dos artistas. Exemplos de programas populares são Music Bank, Inkigayo e M!Countdown.
Para aqueles que quiserem conhecer mais termos usados em conversas sobre a indústria de entretenimento coreana, o NerdBunker também publicou um guia mais abrangente, que inclui algumas frases muito populares em k-dramas.
Fique ligado por aqui para mais conteúdos sobre k-pop e Onda Coreana. Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok.