Os fãs de animes foram presenteados com grandes produções em 2023. Entre os destaques estão estreias impactantes, como a de Oshi no Ko, continuações aguardadas, como a 2ª temporada de Jujutsu Kaisen e filmes aclamados, como The First Slam Dunk.

Continua após a publicidade..

Com tantos lançamentos, pode ser até difícil acompanhar o cronograma da indústria de animações japonesas. Por isso, selecionamos os 15 melhores animes de 2023 (seja pela popularidade ou qualidade técnica das produções).

Confira abaixo (vale lembrar que a lista não está numerada por ordem de importância, apenas para organização):

1. Vinland Saga (2ª temporada)

Continua após a publicidade..

A continuação da história trágica de Thorfinn foi, sem dúvidas, um dos grandes destaques. A 2ª temporada de Vinland Saga deixou muitos fãs em lágrimas com a evolução do protagonista.

O novo ano, que foi produzido pelo estúdio MAPPA (anteriormente, o WIT era responsável pela produção), adaptou o “Arco da Escravidão”, do mangá de Makoto Yukimura. Confira as nossas impressões!

  • Onde assistir: Vinland Saga está disponível na Crunchyroll e na Netflix, com duas temporadas. No Prime Video, assinantes podem conferir apenas o 1º ano completo.

2. Demon Slayer (3ª temporada)

Continua após a publicidade..

Os fãs de Demon Slayer também foram presenteados com episódios inéditos em 2023, com o lançamento da 3ª temporada do anime.

O novo ano adaptou o “Arco da Vila dos Ferreiros”, do mangá de Koyoharu Gotouge. Na trama, Tanjiro Kamado parte numa aventura inédita, em busca de uma nova espada. Como esperado do universo, a viagem tranquila logo dá lugar ao caos, e o protagonista encontra inimigos extremamente perigosos. Leia a crítica da temporada!

  • Onde assistir: Demon Slayer está disponível na Crunchyroll, com três temporadas e o filme Mugen Train. Na Netflix, os fãs podem conferir duas temporadas do anime e Mugen Train (dividido em oito episódios).

3. Tengoku Daimakyo

Indo para as estreias de 2023, Tengoku Daimakyo aparece como um dos destaques do ano. A produção adapta o mangá de Masakazu Ishiguro, que chegou ao Brasil como O Paraíso Ilusório, publicado pela Panini.

Continua após a publicidade..

Produzido pelo estúdio Production I.G (Haikyu!!), o anime acompanha Maru e Kiruko, dois jovens que entram em uma jornada cheia de perigos em busca de um lugar chamado Paraíso, num mundo pós-apocalíptico. Uma boa opção para aqueles que curtem mistério e ficção científica.

  • Onde assistir: disponível no catálogo do Star+, dublado e com legendas em português.

4. Oshi no Ko

Mais uma estreia impactante do ano, Oshi no Ko garantiu um lugar especial no coração dos fãs de animes em 2023. A produção do estúdio Doga Kobo (Shikimori’s Not Just a Cutie) adapta o mangá homônimo de Aka Akasaka (roteiro) e Mengo Yokoyari (ilustração).

Na trama, o protagonista é Gorou Amemiya, um médico ginecologista e fã da talentosa idol Ai Hoshino. Prestes a fazer o parto da jovem, Gorou é assassinado de forma misteriosa. Surpreendentemente, ao abrir os olhos novamente, ele descobre que reencarnou como filho da idol que tanto amava. Saiba mais!

  • Onde assistir: o anime foi transmitido pelo HIDIVE. Infelizmente, o streaming não está mais disponível no Brasil.

5. Suzume

Suzume (Suzume no Tojimari) é o mais recente filme de Makoto Shinkai, responsável por obras aclamadas, como Your Name e O Jardim das Palavras. Mantendo suas marcas registradas, o diretor oferece uma história emocionante com belos cenários.

O longa acompanha a história de Suzume, uma jovem que vive uma vida normal em uma cidadezinha na região de Kyushu. Mas tudo muda quando ela encontra um viajante que está à procura de uma porta misteriosa. Confira a crítica do filme!

  • Onde assistir: Suzume está disponível no catálogo da Crunchyroll.

6. Jujutsu Kaisen (2ª temporada)

Jujutsu Kaisen foi um dos grandes lançamentos de 2020 e, após a estreia do filme de Jujutsu Kaisen 0 em 2022, o público ainda esperava pela continuação do anime.

Adaptando o mangá de Gege Akutami, o início do segundo ano explora a juventude e amizade de Satoru Gojo e Suguru Geto. Além disso, a 2ª temporada adapta o arco “Incidente de Shibuya”, um dos mais sangrentos e aguardados pelos fãs. Confira as nossas impressões!

  • Onde assistir: Jujutsu Kaisen está disponível no catálogo da Crunchyroll.

7. The Boy and The Heron

Sucesso do Studio Ghibli, The Boy and the Heron (também conhecido como How Do You Live) foi outro grande destaque entre as animações japonesas lançadas nos cinemas em 2023. A história acompanha Mahito, um menino de 11 anos que deve deixar Tóquio para viver no campo, após o desaparecimento da mãe.

O filme do aclamado cineasta Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro) chegou aos cinemas japoneses em julho. Na ocasião, a produção foi lançada sem trailer e outros materiais de marketing, numa tentativa de romper com a tradicional campanha de divulgação.

  • Onde assistir: The Boy and the Heron ainda não tem uma data exata para chegar ao Brasil. No país, o filme será distribuído pela Sato Company, com previsão de estreia até março de 2024. Saiba mais aqui!

8. Bleach: Thousand-Year Blood War (Parte 2)

Os fãs de Bleach também foram presenteados em 2023 com episódios inéditos de Bleach: Thousand-Year Blood War — Parte 2, que revelaram mais informações sobre a origem de Ichigo Kurosaki.

Vale lembrar, a adaptação do arco final do mangá de Tite Kubo foi dividida em quatro partes, e a terceira delas já tem previsão de estreia para 2024. Saiba mais aqui!

  • Onde assistir: disponível no catálogo do Star+.

9. Zom 100: Bucket List of the Dead

Zom 100: Bucket List of the Dead foi uma das surpresas de 2023, mas logo perdeu o embalo e a empolgação dos fãs após problemas envolvendo o cronograma de produção.

Apesar disso, é inegável que a adaptação da inusitada jornada de Akira Tendo conquistou uma boa base de fãs e entregou muitos momentos divertidos. Depois de uma série de adiamentos, os episódios finais do anime ganharam uma data e estão previstos para chegar ao streaming em 25 de dezembro. Saiba mais aqui!

  • Onde assistir: disponível no catálogo da Netflix.

10. The First Slam Dunk

Além de The Boy and the Heron, The First Slam Dunk foi outro grande sucesso entre as animações japonesas no cinema.

O filme tem direção e roteiro de Takehiko Inoue, criador do mangá. A trama segue Ryota Miyagi, membro do Shohoku e coadjuvante da obra original, numa história inédita sobre como surgiu seu amor pelo basquete e a motivação para nunca desistir. Leia a nossa crítica!

  • Onde assistir: o longa chegou aos cinemas brasileiros em agosto, mas não está disponível em streaming atualmente.

11. Spy x Family (2ª temporada)

Os fãs da garotinha telepata também foram felizes em 2023. Adaptando o mangá de mesmo nome de Tatsuya Endo, a 2ª temporada de Spy x Family trouxe Anya, Loid, Yor e Bond em novas aventuras que só a família de mentirinha mais amada do mundo poderia estrelar.

  • Onde assistir: Spy x Family está disponível no catálogo da Crunchyroll.

12. Pluto

Aguardada adaptação do mangá de Naoki Urasawa (Monster) e Takashi Nagasaki, Pluto não poderia ficar de fora da lista.

A produção reinterpreta um arco de Astro Boy, obra de Ozamu Tezuka. A história é ambientada num mundo neofuturista, com um grande mergulho na natureza humana e um mistério sci-fi imperdível. Confira a nossa crítica!

  • Onde assistir: disponível no catálogo da Netflix, com oito episódios.

13. Attack on Titan Final Season (The Final Chapters)

O ano de 2023 marcou o fim do anime de Attack on Titan. Os dois últimos episódios da produção foram lançados como especiais de 1h de duração. O primeiro chegou em março e o segundo pôs fim à história trágica de Eren Yeager em novembro.

Adaptando o mangá homônimo de Hajime Isayama, o final do anime dividiu os fãs, mas manteve o alto nível técnico da animação. Leia crítica aqui!

  • Onde assistir: disponível no catálogo da Crunchyroll.

14. Scott Pilgrim: A Série

Scott Pilgrim também roubou os holofotes em 2023, com um anime inspirado na HQ de Bryan Lee O’Malley.

Reinterpretando a obra original, a produção do estúdio Science SARU (Star Wars VisionsDevilman Crybaby) trouxe Scott, Ramona Flowers e os demais personagens clássicos na aventura já conhecida pelos fãs, mas com uma nova “roupagem”. Leia a crítica aqui!

  • Onde assistir: disponível no catálogo da Netflix.

15. Frieren e a Jornada para o Além

O anime de Frieren e a Jornada para o Além ainda está em transmissão, mas impressionou grande parte do público já nos primeiros episódios com uma história sensível e uma animação de alto nível técnico.

A produção adapta o mangá de Kanehito Yamada e Tsukasa Abe, que segue a jornada de autoconhecimento de uma elfa chamada Frieren. Definitivamente, é um daqueles animes imperdíveis, que deixam o coração quentinho. Confira as nossas impressões!

  • Onde assistir: disponível no catálogo da Crunchyroll.

Menção honrosa: One Piece

Sabemos que One Piece é um anime de longa produção (com episódios lançados semanalmente, de forma diferente dos animes de temporada). Contudo, é impossível deixar a produção de fora da lista, já que o ano de 2023 adaptou momentos épicos do universo de Eiichiro Oda.

Um dos destaques foi o “gear 5” — icônica transformação de Monkey D. Luffy que levou os fãs às lágrimas e gargalhadas. Além disso, 2023 encerrou o aclamado arco do País de Wano.

  • Onde assistir: disponível na Crunchyroll. Também é possível conferir alguns episódios dublados em português brasileiro na HBO Max e na Netflix. Confira um guia de One Piece aqui!

Texto feito em colaboração com Saori Almeida


Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.