div-ad-mid-single-6574804d6c6b3
As animações japonesas têm origem no cinema, mas essas produções ganharam um espaço definitivo na TV mundial a partir da década de 1960. Celebrando diferentes gêneros e temas da natureza humana, os animes seguem conquistando o coração de várias gerações até hoje.
Com tantas produções incríveis já lançadas, parece uma tarefa quase impossível escolher as melhores sem deixar certas joias de lado. Ainda assim, se você está mergulhando nesse universo agora ou quer apenas matar a saudade de algumas animações, não precisa se preocupar.
Abaixo, selecionamos os 22 melhores animes (da TV), lançados até a década de 2010, que marcaram diferentes gerações — seja pela qualidade técnica, ou pelo impacto cultural que causaram. Confira abaixo (vale lembrar que a lista não está numerada por ordem de importância, apenas para organização):
1 – Dragon Ball
Adaptação do mangá homônimo de Akira Toriyama, a primeira animação de Dragon Ball foi lançada em 1984 e acompanha as aventuras de Son Goku em busca das sete Esferas do Dragão — que, após reunidas, permitem ao portador realizar um desejo.
Sucesso no Brasil e no mundo, Dragon Ball logo se transformou numa grande franquia que inclui mangá, animes, filmes, videogames e mais.
- Onde assistir: Na Crunchyroll, é possível conferir episódios de Dragon Ball, Dragon Ball Z, Dragon Ball GT e Dragon Ball Super. Já o Globoplay disponibiliza Dragon Ball e Dragon Ball Kai.
2 – Os Cavaleiros do Zodíaco
O anime de Os Cavaleiros do Zodíaco também marcou diferentes gerações desde a estreia em 1986. A animação clássica adapta o mangá de Masami Kurumada e segue Seiya, um jovem que, após despertar o poder do cosmo, conquista a armadura de Pégaso — com a missão de proteger a reencarnação da deusa Atena.
Assim como Dragon Ball, Os Cavaleiros do Zodíaco logo se tornou uma grande franquia que se expandiu em diversas sagas e filmes, incluindo um longa live-action de 2023.
- Onde assistir: o anime clássico está disponível na Crunchyroll, com dublagem em português brasileiro.
3 – Sailor Moon
Adaptação do mangá de Naoko Takeuchi, o anime de Sailor Moon é um dos principais representantes do gênero “garotas mágicas” (“mahou shoujo”, no original) e não poderia ficar de fora da lista por conta de sua influência na cultura pop mundial.
div-ad-mid-single-6574804d6c636
A produção, que estreou originalmente em 1992, acompanha a protagonista Serena Tsukino (ou Usagi Tsukino, no original) e outras garotas com poderes mágicos que têm a missão de salvar a Terra de forças do mal.
- Onde assistir: atualmente, a animação clássica não está disponível em streaming. Contudo a Netflix disponibiliza Sailor Moon S e Sailor Moon Crystal. Esta última animação também está disponível na Crunchyroll.
4 – Yu Yu Hakusho
O anime de Yu Yu Hakusho adapta o mangá homônimo de Yoshihiro Togashi, que segue Yusuke Urameshi, um jovem delinquente que se sacrifica para salvar uma criança. De passagem pelo mundo do além, ele ganha uma nova chance de viver, mas precisa resolver curiosos casos envolvendo monstros e demônios.
Sucesso em diversos países, a franquia inclui filmes, videogames e uma série live-action da Netflix que estreia em dezembro de 2023. Confira tudo sobre o projeto aqui!
- Onde assistir: atualmente, o anime está disponível na Crunchyroll, mas não possui legendas em português brasileiro.
5 – Neon Genesis Evangelion
Clássico dos anos 1990, Neon Genesis Evangelion é um anime original, dirigido por Hideaki Anno. Na trama, metade da humanidade foi dizimada numa catástrofe que ficou conhecida como Segundo Impacto.
div-ad-mid-single-6574804d6c661
Após o evento, uma organização chamada NERV combate as ameaças dos “Anjos” usando robôs gigantes chamados EVAS — o problema é que esses dispositivos são controlados por crianças, incluindo o protagonista Shinji Ikari. O anime é um dos grandes representantes do gênero mecha (robôs gigantes) e ganhou diversos filmes derivados, mangá e mais.
- Onde assistir: disponível no catálogo da Netflix.
6 – Berserk
O anime de Berserk é uma adaptação do aclamado mangá de Kentaro Miura, autor que faleceu em maio de 2021. Abordando aspectos cruéis da natureza humana e temas sensíveis, a obra segue Guts, um espadachim solitário que embarca numa jornada brutal enquanto caça monstros dominados por criaturas conhecidas como “apóstolos”.
Após o anime clássico de 1997, o mangá ganhou novas adaptações, incluindo uma trilogia de filmes animados.
- Onde assistir: disponível no catálogo da Netflix.
7 – Pokémon
Se você é uma cria dos anos 1990 e 2000, é bem provável que tenha vivido o impacto cultural de Pokémon. A franquia de sucesso mundial começou nos videogames, mas logo se estendeu para a TV, cinema e outras mídias, alcançando o sucesso mundial.
div-ad-mid-single-6574804d6c66b
A aventura original acompanha Ash Ketchum, um garoto que tem o sonho de se tornar um Mestre Pokémon. Para alcançar o feito, ele embarca numa jornada por diversas regiões, acompanhado de seu monstrinho parceiro, Pikachu.
8 – Cowboy Bebop
Cowboy Bebop estreou em 1998 e se tornou um clássico indispensável dos animes com o passar dos anos. Dirigida por Shinichirō Watanabe, a produção segue Spike Spiegel e Jet Black, caçadores de recompensas que viajam a bordo de uma nave espacial chamada Bebop e acabam encontrando companhias misteriosas e divertidas.
Após a estreia do anime, o sucesso se estendeu para adaptações em mangá, um filme animado e uma série live-action da Netflix, estrelada por John Cho (Spike) e Mustafa Shakir (Jet). Saiba mais aqui!
- Onde assistir: disponível nos catálogos da Netflix e Crunchyroll.
9 – Cardcaptor Sakura
Assim como Sailor Moon, Cardcaptor Sakura é outro grande representante do gênero garotas mágicas. A história acompanha Sakura Kinomoto, uma garotinha que precisa capturar e reunir uma série de cartas mágicas.
div-ad-mid-single-6574804d6c675
- Onde assistir: até a publicação desta matéria, a animação clássica não está disponível em streaming no Brasil. Mas a Artworks Entertainment confirmou que a produção chegará em 2024, de forma gratuita, por meio do NAISU, no Youtube. Saiba mais aqui!
10 – One Piece
Em exibição desde 1999, One Piece adapta o mangá homônimo de Eiichiro Oda, que conta história de Monkey D. Luffy, um garoto que sonha em se tornar o Rei dos Piratas. Para isso, ele decide reunir uma tripulação confiável enquanto embarca em uma perigosa jornada nos mares.
O sucesso do mangá e do anime também conquistou outras mídias, incluindo videogames e uma série live-action da Netflix, de 2023. Com mais de 1.000 episódios, One Piece segue conquistando uma legião de fãs apaixonados pelo bando do Chapéu de Palha. Confira todos os arcos aqui!
- Onde assistir: disponível na Crunchyroll. Também é possível conferir alguns episódios dublados em português brasileiro na HBO Max e na Netflix.
11 – Digimon Adventure
A franquia Digimon começou com um mascote virtual, mas logo ganhou um filme e um anime. A animação clássica segue um grupo de sete estudantes — incluindo o protagonista Tai — que são levados para um mundo digital. Lá eles se deparam com criaturas chamadas Digimon e devem derrotar uma série de inimigos para então voltar para casa.
- Onde assistir: o Globoplay disponibiliza os episódios da série clássica — Digimon Adventure e da sequência, Digimon Adventure 02. Já na Crunchyroll, os fãs podem conferir outras sagas da animação japonesa, incluindo Digimon Adventure tri e o reboot de 2020.
12 – Hajime no Ippo
Grande representante dos animes de esporte, Hajime no Ippo acompanha Ippo Makunouchi, um garoto que sofre bullying na escola, até que um dia um famoso boxeador o salva de uma agressão. Inspirado por vídeos de boxe, Ippo decide se tornar um profissional e embarca numa jornada para descobrir “o que é ser forte”.
div-ad-mid-single-6574804d6c67e
O anime adapta o mangá de mesmo nome de George Morikawa, que já serviu de inspiração para diversas produções da cultura pop, incluindo Creed 3.
- Onde assistir: disponível no catálogo da Netflix.
13 – Naruto
Impossível ficar de fora dessa lista, Naruto marcou toda uma geração e conquista novos fãs até hoje. A adaptação do mangá de Masashi Kishimoto acompanha a jornada de Naruto, um jovem ninja desprezado por todos, que tem o sonho de se tornar o Hokage — o líder de sua vila.
Após o sucesso do mangá e do anime clássico, a franquia ganhou uma sequência, Naruto Shippuden, videogames e mais derivados, incluindo Boruto, que conta a história do filho do protagonista.
- Onde assistir: a animação clássica está disponível na Crunchyroll, Netflix, Prime Video e HBO Max.
14 – Monster
Considerado um dos melhores animes dos anos 2000, Monster adapta o aclamado mangá de mesmo nome de Naoki Urasawa. A trama gira em torno de Kenzo Tenma, um cirurgião japonês que vive na Alemanha e vê a vida virar de cabeça para baixo depois que salva um paciente misterioso.
div-ad-mid-single-6574804d6c686
- Onde assistir: disponível no catálogo da Netflix.
15 – Gintama
Outro sucesso dos anos 2000, Gintama é ambientado num Japão feudal alternativo que foi dominado por alienígenas conhecidos como Amanto. Nesse cenário, o protagonista Sakata Gintoki, um samurai preguiçoso, topa qualquer trabalho para ganhar uma grana e sobreviver.
A adaptação do mangá de Hideaki Sorachi é apenas um de vários produtos da franquia que inclui light novels, videogames e um filme live-action de 2017.
- Onde assistir: disponível no catálogo da Crunchyroll.
16 – Death Note
Death Note também foi um dos grandes destaques da década de 2000. O anime adapta a obra de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata, que conta a história do jovem Light Yagami. Após encontrar um caderno misterioso, o garoto descobre que pode matar qualquer pessoa ao escrever o nome dela no objeto.
O sucesso do mangá e do anime se estendeu para outros formatos, como filmes, videogames e um longa live-action da Netflix.
div-ad-mid-single-6574804d6c68e
- Onde assistir: disponível na Netflix, HBO Max e Prime Video.
17 – Fullmetal Alchemist Brotherhood
Segunda adaptação em anime do mangá de Hiromu Arakawa, Fullmetal Alchemist Brotherhood segue os irmãos Alphonse e Edward Elric que, após a morte da mãe, tentam revivê-la usando uma técnica proibida. Porém, eles não imaginavam que o ato teria consequências terríveis, com Edward perdendo uma perna e, Alphonse, todo o corpo.
Após selar a alma de Alphonse numa armadura, Edward perde também o braço direito. Em seguida, os dois partem numa jornada em busca da Pedra Filosofal para tentar recuperar o que perderam.
- Onde assistir: disponível no catálogo da Crunchyroll.
18 – Hunter x Hunter
Hunter x Hunter (2011) é a segunda adaptação para anime do mangá homônimo de Yoshihiro Togashi (Yu Yu Hakusho). A história acompanha Gon Freecss, um garoto de 12 anos que deseja encontrar o pai desaparecido. Para isso, ele decide se tornar um “Hunter”, embarcando em aventuras perigosas.
- Onde assistir: disponível na Netflix e na Crunchyroll.
19 – Attack on Titan
Mesmo com um final que divide opiniões, Attack on Titan se tornou um dos grandes animes dos anos 2010. A história adapta o mangá homônimo de Hajime Isayama que segue a história de Eren Yeager.
div-ad-mid-single-6574804d6c696
Na infância, o protagonista vê a própria vida virar de cabeça para baixo depois que humanoides gigantes invadem sua cidade natal e devoram parte da população — incluindo sua própria mãe.
- Onde assistir: disponível no catálogo da Crunchyroll.
20 – Haikyu!!
Outra referência entre os animes de esportes, Haikyu!! acompanha Hinata Shouyo, um jovem baixinho e empolgado que sonha em se tornar uma lenda do vôlei. Nessa trajetória, ele encontra um prodígio do esporte, Kageyama Tobio, a quem deseja superar a todo custo.
O anime é uma adaptação do mangá de Furudate Haruichi, que está repleto de referências ao Brasil, incluindo citações ao técnico Bernardinho.
- Onde assistir: disponível no catálogo da Crunchyroll.
21 – Mob Psycho 100
Um dos animes aclamados dos anos 2010, Mob Psycho 100 segue a história de Shigeo Kageyama, um jovem com poderes psíquicos que tem dificuldade de lidar com suas emoções. Ao lado de Reigen, Ritsu e Covinhas, ele embarca em uma série de aventuras misteriosas que o ajudam a descobrir quem ele realmente é.
div-ad-mid-single-6574804d6c69e
A produção é uma adaptação do mangá de ONE (One Punch-Man) e chegou ao fim em dezembro de 2022.
- Onde assistir: no catálogo da Crunchyroll.
22 – Demon Slayer
Sucesso que estreou no final da década de 2010, Demon Slayer logo se tornou um dos animes mais populares da atualidade. A produção adapta o mangá de Koyoharu Gotoge, que acompanha Tanjiro Kamado, um garoto bondoso que vive com a mãe e os irmãos.
A tranquilidade dá lugar à tragédia quando, certo dia, Tanjiro descobre que toda a sua família foi morta por demônios, com exceção de Nezuko — sua irmã que foi transformada em uma criatura oni. O sucesso do mangá e anime fizeram com que a franquia se estendesse para diversos meios, incluindo videogames, filmes e mais.
- Onde assistir: no catálogo da Crunchyroll.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.
div-ad-mid-single-6574804d6c6a6